Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Divulgação

As obras de reparo da erosão, também conhecida como cratera do Detran, em Araguaína/TO, devem ser finalizadas até o início de maio. O buraco, que fica às margens da TO-222, no perímetro urbano da cidade, era um problema antigo para os moradores da região e está sendo solucionado por meio de uma obra de macrodrenagem. O investimento é de  R$ 3,5 milhões.

No local está sendo construído um sistema de drenagem composto por galerias capazes de absorver grandes volumes de água. A obra é realizada pela Construtora Jurema e financiada pelo Banco Mundial via Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

Segundo o presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Virgílio Azevedo, todo o sistema foi projetado para diminuir o impacto das chuvas e acabar com os problemas de erosão de forma definitiva. “ As galerias serão capazes de abrigar a água, diminuindo seu poder de destruição e levando-as a desaguar no córrego Baixa Funda, que faz parte da bacia do rio Lontra”, explicou.

Segundo levantamento da Ageto, 78% da obra já foi realizada. Todo o sistema é composto por 260 metros de galerias e 90 metros de bueiros. Depois de finalizado o sistema de escoamento, será construído o aterro do local, que também receberá asfalto e sinalização. Isso possibilitará a retomada do tráfego no trecho da rodovia.

As obras irão impactar diretamente os moradores da região central de Araguaína, e dos bairros Vila Ribeiro, setor Tocantins, Patrocínio e Ana Maria. Além disso, a segurança dos motoristas que utilizam a rodovia será garantida.