Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Para lembrar a importância da preservação dos recursos hídricos, acontece a partir da próxima quarta-feira, 20, a Semana da Água 2019. A  Fundação do Meio Ambiente (FMA) e parceiros realizam neste período atividades para a comunidade palmense participar e se informar sobre projetos de preservação de recursos naturais.

Na quarta-feira, 20, acontece, a partir das 13 horas, no Parque dos Povos Indígenas (PPI), a troca de mudas de árvores nativas por óleo de cozinha usado e ainda oficina de transformação de óleo em sabão, com beneficiados do projeto Palmas que te Acolhe, parceiro do programa Renova Palmas. Também ocorrerão exposições para divulgação do Viveiro Municipal, sua sementeca e do trabalho de distribuição de mudas nativas.

A exposição acontecerá até as 19 horas. Essas atividades são realizadas no mesmo local, inclusive nos dois dias seguintes (quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22), simultaneamente às exposições do programa de incentivo à entrega voluntária de materiais recicláveis ao Coleta Palmas; do programa de incentivo à adoção de áreas verdes pelo Palmas Mais Verde e também do monitoramento de balneabilidade de praias da Capital.

Na quinta-feira, 21, acontece também no PPI, a partir das 9 horas, uma visita de campo em área de recuperação do Córrego Sussuapara para acompanhamento da restauração de área degradada com a instalação de um Módulo Demonstrativo de Restauração (MDR) com 0,5 hectares na cabeceira do Córrego Sussuapara. A atividade é resultado de parceria da FMA com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Na sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, estão marcadas também no PPI, a partir das 17 horas, as apresentações musicais e plantio de mudas nas margens do Córrego Sussuapara para recomposição de mata ciliar e preservação do curso de água. Na ocasião serão apresentadas informações sobre ações executadas para conservação de recursos hídricos pelo Município e parceiros.

Antecipadamente à programação citada, escolas municipais estão recebendo, desde a última segunda-feira, 11, palestras abordando os mesmos temas para multiplicação de informação entre estudantes e seus familiares.