Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu

Com o objetivo de qualificar os inspetores de defesa agropecuária (médicos veterinários), para atuarem no Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH) e no Programa Estadual de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PEEEB), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promove entre os dias 20 a 22 de março, no auditório do Senar, em Araguatins, um treinamento para que os servidores possam melhor atender as demandas dos produtores rurais daquela região.

Sobre o PECRH, a programação consta que haverá palestras, estudos e aula prática. Entre os itens que serão abordados estão: apresentação do programa, a enfermidade, etiologia, epidemiologia, patologia, vigilância, dados econômicos, prevenção, controle, principais características dos morcegos hematófagos, atendimento às notificações, material a ser colhido para o envio de amostras para o laboratório, conservação, documentos necessários e aula prática sobre colheita de material. Todo este conteúdo será ministrado pelos inspetores de defesa agropecuária, José Emerson Cavalcante e José Pereira Veloso.

Já em relação ao PEEEB, também contará com palestras com o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente que apresentará o programa e os relatórios sobre a doença e o auditor fiscal federal da agricultura, do Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Welciton Assunção Alves explanará sobre a enfermidade, legislações e vigilância. Haverá colheita de material em conjunto com o PECRH.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha disse que a qualificação dos servidores que atuam nos dois programas é fundamental para o controle das doenças no Tocantins e atendimento aos produtores rurais com respostas mais rápidas e eficazes.