O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, coordenado pelo Presidente Paulo Carneiro, segue capacitando mais turmas em algumas regiões do estado. Nessa semana as capacitações voltadas para gestão financeira foram realizadas nas cidades de Paraíso do Tocantins, Dianópolis, Formoso do Araguaia e Filadélfia. Os treinamentos em Gestão do Programa Agro Senar, acontecerão até a primeira quinzena de abril em 28 municípios do Tocantins.
Em Dianópolis, o instrutor do Senar/TO, Alarico da Costa Neto, explicou que o programa é destinado à cinco cadeias produtivas, e o que foi realizado na cidade dentro do projeto Manoel Alves, foi voltado especialmente para a fruticultura. Segundo ele, “O treinamento trabalha a gestão para sensibilizar e mostrar a importância do controle dos custos de produções que os produtores devem ter em suas atividades, independente da cadeia”, finalizou.
Voltada para a cadeia de bovinocultura de corte, a instrutora Kelsilene Nunes, ministrou o curso para duas turmas em Paraíso. Ela informou que durante a capacitação é importante que eles entendam a metodologia e a partir disso consigam visualizar as potencialidades e dificuldades, para que a ATEG atue e influencie na melhoria de sua qualidade de vida”, disse a instrutora.
A expectativa é capacitar 1.650 produtores rurais, dos quais 825 serão selecionados para receber a Assistência Técnica e Gerencial, que trabalha de forma sistêmica em cinco passos para que a propriedade rural produza mais e melhor.