Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

 Michel Temer e o então ministro Moreira Franco durante assinatura de decretos que regulamentaram o Código de Mineração (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O ex-presidente da República, Michel Temer, foi preso em São Paulo na manhã desta quinta-feira (21) pela força-tarefa da Lava Jato. Também foi preso o ex-ministro de Minas e Energia do Governo Temer e ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco. Também são alvos da operação, com mandados de prisão, o coronel João Batista Lima Filho e mais cinco pessoas, entre elas empresários.

O ex-presidente será embarcado no Aeroporto de Guarulhos em um voo para o Rio de Janeiro em um avião da Polícia Federal.

Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro.

Temer responde a dez inquéritos e cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República, mas foram encaminhados à primeira instância ao fim do seu exercício na Presidência da República.

Segundo o portal G1, os outros cinco inquéritos foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, neste ano, quando Temer já não tinha mais o foro privilegiado de presidente e, por isto, o ministro enviou os inquéritos para a primeira instância.

A investigação contra o ex-presidente Temer na Lava Jato do Rio que está com o juiz Marcelo Bretas, trata das denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix, segundo o portal G1. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer. A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.

Michel Temer (MDB) foi o 37º presidente da República do Brasil. Ele assumiu o cargo em 31 de agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff, e ficou até o final do mandato, encerrado em dezembro do ano passado. 

Governadores presos

Com sua prisão de Moreira Franco, o Estado do Rio de Janeiro computa cinco chefes do Executivo estadual presos desde a redemocratização. Moreira Franco governou o Estado do Rio de Janeiro de 1987 a 1991.

Também foram presos em diferentes operações os governadores Luiz Fernando Pezão e Sérgio Cabral (que ainda estão detidos) e o casal Anthony e Rosinha Garotinho, estes últimos por ações sem relação com a operação Lava Jato, mas com a Justiça eleitoral.

O ex-ministro Moreira Franco é sogro do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). (Atualizada às 13 h com informações dos Portais G1 e UOL)