Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Bailarinos de 7 a dezesseis anos estão sendo selecionados

Bailarinos de 7 a dezesseis anos estão sendo selecionados Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira Bailarinos de 7 a dezesseis anos estão sendo selecionados Bailarinos de 7 a dezesseis anos estão sendo selecionados

Nem mesmo a chuva que caiu na capital tocantinense no sábado, 23, impediu que os estudantes comparecessem ao primeiro dia de audições do Balé Popular do Tocantins em 2019. Mais de 200 candidatos participaram da seleção para o preenchimento de 80 novas vagas da cia de dança. O projeto é uma iniciativa do Governo do Tocantins, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e oferece aulas de dança gratuitas em diversas modalidades.

As audições do sábado aconteceram no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso. O corpo de professoras da companhia testaram as habilidades e aptidões dos candidatos no balé clássico, no jazz e nas danças urbanas.  

Jeany Almeida Pereira, veio acompanhar as filhas Thaís, de 16 anos, e Thainá, de 9 anos, nas audições. Para ela, o Balé Popular é uma excelente oportunidade para crianças e adolescentes participarem de atividades extracurriculares. “Acho muito importante ter esse tipo de projeto gratuito para que nossos filhos possam se desenvolver melhor. Acho que a dança, os esportes, além de serem bons para o crescimento saudável deles, também evitam que fiquem tanto tempo no celular, no computador ou correndo riscos na rua”, avaliou.

Thaís Almeida é aluna da Escola Estadual Tiradentes e está ansiosa pelo resultado. “Já danço há uns dois anos. Dançar para mim é uma forma de me expressar, de relaxar. Dançar é o que me faz mais feliz. Espero ser aprovada”, revelou.

A pequena Thainá Almeida quer seguir os passos da irmã mais velha. “Acho muito bonitas as apresentações e danço com ela em casa. Também quero ser bailarina”, contou a aluna da Escola Municipal Monteiro Lobato.

Resultados e novas audições 

Conforme a professora Gyorgia Justi, o resultado deve ser divulgado na próxima semana. “Podemos dizer que as audições foram um sucesso. Tivemos pouquíssimos faltantes dentre os inscritos. A lista dos aprovados será divulgada até o dia 29 de março, e a previsão é que as aulas comecem na primeira quinzena de abril”, disse.

Além da Escola Elizângela, o Balé Popular tem outros quatro polos de dança que irão realizar suas audições no próximo sábado, 30. No Colégio Estadual de Tempo Integral Raquel de Queiroz e no Colégio Estadual de Tempo Integral Vila União, a seleção acontece a partir das 8h. Já no Colégio da Polícia Militar e na Escola Estadual Frederico José Pedreira, os testes começam às 14h. As inscrições para estes polos seguem abertas até a data das audições.

Histórico da Cia

O Balé Popular do Tocantins foi criado em 2013 como forma de oferecer aulas de dança gratuitas a crianças e jovens do Estado. Em 2018, foram atendidos cerca de 400 bailarinos nos cinco polos.

Entre as conquistas do Balé, estão as cinco premiações no Festival Internacional de Dança de Goiás, a participação no Festival de Dança de Joinville, além do segundo lugar do bailarino Maicon Cardoso em competição da Academia Americana de Dança, em Nova York – EUA.