Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lúcia Brito

O médico veterinário Fernando Silveira assumiu a presidência do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Na manhã desta terça-feira, 26, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, e do presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha; Fernando Silveira se apresentou aos servidores do escritório central do órgão, em Palmas.

Em seu pronunciamento, demonstrando muito entusiamo, disse que chega para contribuir com o desenvolvimento do homem do campo, por meio dos seus conhecimentos como profissional da área e produtor rural.  

“Por 17 anos, trabalhei na vida pública, fui professor concursado. Nessa ocasião, tive a oportunidade de chefiar um departamento, dentro da universidade, que alojava a extensão rural. Participei de vários projetos de transferência de tecnologias, treinamentos e capacitações. Por isso, conheço bem o serviço que o Ruraltins presta, que é de suma importância”, frisou.

Na oportunidade, Fernando Silveira ressaltou o privilégio de poder trabalhar com uma equipe de profissionais conceituados e de carreira, voltada para o crescimento do meio rural. “As informações que obtive da equipe técnica do órgão me entusiasmaram, pois são pessoas boas e comprometidas. Como já trabalhei em um sistema de gestão pública, tenho noção dos desafios e benefícios da atividade. O Brasil passa por um momento em que a população geral cobra muito dos políticos, e está na hora de termos uma máquina eficiente e produtiva. É um momento ainda de novas oportunidades, pois quando se tem mudanças na gestão pública, são novas cabeças, com raciocínios diferentes dos administradores anteriores, não melhores, mas pensamentos diferentes”, afirmou.

Finalizando o encontro, se dirigindo aos servidores, o novo presidente disse: “Espero que vocês tragam não só informações, como também ideias. A partir de agora, sou 100% Ruraltins e quero conhecer a fundo todas as situações que envolvem a extensão rural no Estado”.

Perfil

Fernando Silveira é médico veterinário, com residência em Cirurgia e Clínica de Animais de Produção, pela Universidade de Medicina Veterinária de Ohio (The Ohio University, College of Veterinary Medicine), nos Estados Unidos da América.

Por 17 anos, foi professor concursado da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA,  ocupando cargos de direção na instituição e foi ainda consultor da Secretaria da Agricultura de Ohio, participando da elaboração de projetos técnicos e científicos em países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, Fernando Silveira foi fundador e sócio de uma empresa de agronegócios, no Tocantins. Na região de Rio Sono e Ponte Alta do Tocantins, ele exerce atividade como produtor rural. Na sua carreira profissional, ocupou cargo de veterinário-chefe na empresa, especializada em bovino de corte, Estância das Cascatas, com sede nos estados de Goiás e Mato Grosso.

No dia 21 de março de 2019, foi nomeado pelo governador Mauro Carlesse como presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), órgão oficial de assistência técnica e extensão rural.

Residente em Palmas, Fernando Silveira, natural de Goiânia, é casado e pai de um filho.

Ruraltins

O Ruraltins conta com uma força de trabalho de mais de 700 servidores e está presente nos 139 municípios tocantinenses. Os profissionais incentivam boas práticas de produção, difundindo novas tecnologias, gerando renda e a melhoria da qualidade de vida no campo, por meio de programas, convênios e ações. Atualmente, são 97 unidades locais de execução de serviços, distribuídas em sete regionais.