Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Cinthia Ribeiro ao tomar posse como vice da FNP, ao lado do presidente Jonas Donizette

Cinthia Ribeiro ao tomar posse como vice da FNP, ao lado do presidente Jonas Donizette Foto: Felipe Costa

Foto: Felipe Costa Cinthia Ribeiro ao tomar posse como vice da FNP, ao lado do presidente Jonas Donizette Cinthia Ribeiro ao tomar posse como vice da FNP, ao lado do presidente Jonas Donizette

Ampliando o prestígio político em nível nacional, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, foi eleita para exercer o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) nesta segunda-feira, dia 25, durante congresso da entidade em Brasília/DF. Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP), foi reeleito e, juntamente com Cinthia Ribeiro, ficará no cargo até 2021. A chefe do Executivo de Palmas já respondia pela 2ª vice-presidência da FNP. “Na verdade, a eleição não é só um motivo de orgulho pessoal e como gestora, mas, principalmente, um reconhecimento importante a Palmas, que tem uma representante na diretoria executiva de uma das principais entidades representativas do poder público do país”, comentou.

A eleição ocorre simultaneamente a 75ª Reunião da FNP, que começou na semana passada e será encerrada nesta terça-feira, dia 26. A Frente reúne mais de 400 municípios com mais de 80 mil habitantes, com representação direta de todas as capitais, 60% dos habitantes do país e 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. “Participar da Frente já é importante em termos de representatividade e de reconhecimento por estar como integrante de uma entidade que tem peso na discussão e defesa de reivindicações importantes para os municípios em todos os níveis”, disse. “Palmas só tem a ganhar com isso. É mais uma força empenhada na articulação e busca por benefícios à nossa Capital e aos palmenses”, complementou.

Paulo Guedes

Cinthia Ribeiro participou da intensa agenda da 75ª Reunião da FNP. Um dos principais eventos do dia foi a discussão sobre a reforma da Previdência, com presença do ministro da Economia, Paulo Guedes. Guedes colocou a reforma da previdência como uma pauta de interesse “a todas as prefeituras, a todos os governos estaduais, ao Distrito Federal, a União, a todos nós”. O ministro pediu, novamente, o apoio dos prefeitos para passar a matéria no Congresso. A reformulação do pacto federativo também foi discutida na ocasião. Conforme informações da FNP, Paulo Guedes informou que após a aprovação da reforma o governo entrará com a PEC do Pacto Federativo, privilegiando a descentralização de recursos.

Cities 4 Forests

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, assinou nesta segunda-feira,  25, em Brasília (DF), adesão  ao programa Cities 4 Forests, iniciativa do WRI Brasil, instituição civil que trata de pautas voltadas para o desenvolvimento sustentável. A adesão ao programa fomentará a Palmas e demais cidades participantes assistência técnica de alto nível e coordenação na elaboração de um plano de trabalho baseado em demandas e características locais voltado para a proteção de áreas verdes, combate a mudanças climáticas e preservação de recursos hídricos. Além de Palmas, também houve a adesão dos municípios de Macapá (AP) e São Luís (MA).

Nova Diretoria da FNP

Presidente – Prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette,

1º vice-presidente Nacional – prefeito de Aracaju/SE, Edvaldo Nogueira
2º vice-presidente Nacional – prefeito de Teresina/PI, Firmino Filho
Vice-presidente de Relações Institucionais – prefeita de Palmas/TO, Cinthia Ribeiro
Vice-presidente dos ODS – prefeito de São Caetano do Sul/SP, Auricchio
Vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional – prefeito de Salvador/BA, ACM Neto
Vice-presidente de Cidades Inteligentes – prefeito de Curitiba/PR, Rafael Greca
Vice-presidente de Relações Internacionais – prefeito de Vitória/ES, Luciano Rezende
Vice-presidente de Mudanças Climáticas – prefeito de São Paulo/SP, Bruno Covas
Vice-presidente de Relações com o Judiciário – prefeito de Porto Velho/RO, Dr. Hildon
Vice-presidente de Relações com Fóruns e Redes – prefeito de Maceió/AL, Rui Palmeira
Vice-presidente de Parcerias Estratégicas e Projetos – prefeito de Fortaleza/CE, Roberto Claudio
Secretaria-Geral – prefeito de Recife/PE, Geraldo Julio
1º Secretaria Nacional – prefeito do Rio de Janeiro/RJ, Marcelo Crivella
2º Secretaria Nacional – prefeito de Manaus/AM, Arthur Virgílio Neto
3º Secretaria nacional – prefeito de Florianópolis/SC, Gean Loureiro
Vice-presidência de Segurança Pública – prefeita de Pelotas/RS, Paula Mascarenhas
Vice-presidência de Reforma Tributária – prefeito de Ribeirão Preto/SP, Duarte Nogueira
Vice-presidência de Relacionamento com Estados – Governador do Distrito Federal/DF, Ibaneis Rocha
Vice-presidente Nacional do g100 – prefeito de Igarassu/PE, Mário Ricardo