Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

Com a mudança na dosagem da vacina contra febre aftosa que passou de 5 ml para 2 ml, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) vem detectando que muitos produtores rurais confundiram a data do início da comercialização da nova vacina para algumas particularidades com o calendário oficial de vacinação contra doença. A respeito disso, a Adapec esclarece que o calendário oficial de vacinação contra a febre aftosa continua o mesmo, sendo de 1º a 31 de maio.

“A Adapec só autorizará a comercialização antecipada da vacina a partir do dia 1º de abril para os animais que participarão de eventos pecuários ou aqueles que ficaram inadimplentes da campanha passada, os demais animais só serão vacinados e já com a nova dosagem de 2 ml, na primeira etapa da campanha que vai de 1º a 31 de maio”, esclarece o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

Sobre a diminuição da dosagem da vacina para 2 ml, a Agência ressalta que essa medida visa diminuir os efeitos colaterais no rebanho e faz parte das estratégias do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que prevê a retirada da vacinação no Tocantins até 2021 e alerta os produtores rurais para que fiquem atentos na hora adquirirem a vacina nas lojas agropecuárias, verificando se os frascos estão de acordo com a nova dosagem.

Todas as lojas agropecuárias credenciadas junto à Adapec já foram notificadas sobre esta mudança, e os lojistas, orientados a adquirem as vacinas com a nova dosagem de 2 ml, bem como o recolhimento do estoque antigo pelo distribuidor do produto. Além disso, fiscalizará e acompanhará o recebimento do novo produto nestes estabelecimentos.

A Agência já está em processo de organização para a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, no Tocantins, com a estimativa de vacinar 8,6 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as faixas etárias.