Os candidatos do concurso da Defesa Social que concluíram o curso de formação há quase 2 meses estão realizando nesta sexta-feira, 29, uma ação solidária de doação de sangue no hemocentro de Palmas. A comissão que representa os direitos e interesses dos candidatos reuniu um grupo de 15 doadores entre os alunos aprovados, para realizar o gesto de solidariedade.
Os doadores chegaram cedo ao hemocentro, realizaram cadastro e logo em seguida realizaram a coleta de sangue que irá reforçar o sempre necessitado estoque da hemorrede do Tocantins.
Segundo Auriley Costa Franco, que é um dos representantes da comissão, a ação faz parte das mobilizações dos aprovados pela nomeação e posse dos aprovados no sistema socioeducativo. “Além de fazer uma ação solidária e ajudar ao próximo, nós queremos mostrar ao governo que, desde já, nossa intenção é fazer somente o bem, somar e ajudar nossa sociedade”, explica Franco.
Concurso
O concurso para Provimento de Cargos do Sistema Socioeducativo do Tocantins foi realizado em 2014 e ofertou 496 vagas. Deste total, apenas 409 aprovados foram nomeados em 201.
No entanto, a lei estadual de 2013 que criou os cargos do sistema socioeducativo prevê um quantitativo de 1.039 cargos, distribuídos entre Assistentes Socioeducativos, Analistas Socioeducadores e Técnicos Socioeducadores. Desta forma, segundo a comissão, ainda restam 639 cargos vagos na estrutura, fora outras vagas que ficaram ociosas após as nomeações de 2017 devido ao grande número de pedidos de exoneração dos cargos.
Finalmente, o governo decidiu convocar em dezembro do ano passado os candidatos aprovados em cadastro de reserva para o curso de formação, que foi realizado entre 14 de janeiro e 13 de fevereiro de 2019. Após a conclusão, 125 candidatos foram aprovados e aguardam nomeação. “Estamos prontos e capacitados. O governo nos ofereceu um bom curso e estamos aguardando apenas homologação e posse. Então, estamos querendo ser vistos e pedir ao governo que não nos deixe mais esperar tanto” concluiu Auriley Franco.
Ainda segundo a comissão, mesmo com os 125 aprovados, o número de servidores ainda está abaixo do quantitativo de vagas existente, o que indica uma elevada carência nas Unidades integrantes do Sistema Socioeducativo, justificando a imediata homologação e nomeação de todos os candidatos.