Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Tocantins (Senar-TO), coordenado pelo presidente Paulo Carneiro, realizou o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas para 15 participantes do município de Lizarda, em parceria com a prefeitura da cidade. 

O curso teve como objetivo a orientação de operar e realizar a manutenção diária, semanal e periódica de tratores agrícolas de forma adequada na prevenção de acidentes de trabalho.

Para desenvolver o trabalho na agricultura, o uso de um trator agrícola é indispensável. Operações como preparo do solo, aplicação de insumos agrícolas, semeadura e colheita são atividades agrícolas em que o trator atua e isso depende do desempenho do operador em várias funções ou tarefas.

Segundo o instrutor Valter Pin, nas propriedades rurais é comum encontrar muitos tratores agrícolas, porém o número de pessoas aptas e adequadamente capacitadas é pequeno, "por isso, um operador treinado faz toda a diferença para um bom trabalho a ser realizado”, diz. 

Neste treinamento, após ter conhecido as partes mecânicas e de funcionamento do trator, o operador terá condições de operar a máquina adequadamente, obtendo um ótimo desempenho.