Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Alunos da Escola Estadual David Barbosa Rolins em Marianópolis denunciaram ao Conexão Tocantins a situação precária em que se encontra o colégio em que estudam. Segundo os estudantes as salas de aula lotadas e sem ventiladores ou ares-condicionados têm tornado impossível assistir às aulas no local.

Uma estudante do ensino médio disse que os aparelhos de ar-condicionado já não funcionam há muito tempo. Segundo ela, foram comprados ventiladores que também estragaram e nunca foram substituídos ou consertados. “No ano passado a minha turma resolveu fazer um cinema em um centro comunitário da cidade para arrecadar dinheiro para a compra de ventiladores, mas infelizmente eles quebram e estamos sofrendo com o calor novamente. A direção do colégio não faz nada, a única coisa que eles fazem é falar que não vem verba suficiente para isso”, denunciou.

Os estudantes dizem ainda que, devido ao calor, muitos alunos já chegaram a passar mal no colégio.

Foto feita pelos alunos mostra ventilador de uma das salas de aula quebrado 

Água

Outro problema relatado pelos alunos é a falta de água constante na escola. Por vezes banheiros e bebedouros ficam sem água. “A gente tem que tombar o bebedouro para sair água e mesmo assim é um líquido sujo, impossível de beber”, disse outra estudante.

Os alunos enviaram um vídeo que mostra que realmente não sai nenhuma gota de água de uma torneira da pia de um dos banheiros.

[youtube;Uay2Z87r28E]

Transporte

Outra estudante denuncia ainda a precariedade dos ônibus que fazem o transporte escolar no município. Segundo a jovem, os veículos não possuem cintos de segurança e estão sucateados. “Os estofados dos bancos estão rasgados ou não existem mais. Também não tem cadeirinhas apropriadas para transportar as crianças menores”, descreveu.

A aluna disse ainda que frequentemente “aparece alguém de fora” para fazer manutenção nos veículos, mas que não resolvem nenhum dos problemas e permitem que as crianças continuem sendo transportadas nos mesmos.

Resposta

Questionada, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informou que uma equipe da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Paraíso, à qual a unidade de ensino está jurisdicionada, irá na próxima segunda-feira,8, até a escola para verificar a situação dos aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e eventuais problemas de falta de água.

Com relação ao transporte escolar, a Seduc informou que este é responsabilidade da Prefeitura municipal mediante repasse financeiro do Governo do Estado, calculado por estudante transportado. Neste sentido, os repasses estão sendo efetuados dentro do cronograma estabelecido.

Ainda segundo a Seduc, o governo do estado estuda a implantação de um programa de gestão do transporte escolar que deverá gerar maior efetividade e qualidade no sistema.

O Conexão Tocantins tenta contato com a prefeitura de Marianópolis, mas até o momento não tivemos retorno.