Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o intuito de promover o incentivo ao protagonismo indígena por meio da formação acadêmica, partindo do pressuposto da necessidade de formar profissionais qualificados e inseridos em contexto político e socioculturais e que ainda colaborem com a luta pela conquista da autonomia e da sustentabilidade de seu povo é que o curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizará uma programação especial no dia 16 de abril.

O evento faz parte do Projeto de Extensão Indígena na Universidade: “uma reflexão consciente ao incentivo e adaptação juvenil do ingresso nas universidades”. De acordo com os organizadores do evento, na ocasião alunos da 3° e 4° série do curso técnico de informática e enfermagem do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Wara (Cemix) farão um tour pela universidade, conhecendo diversos projetos realizados pela UFT e inteirando-se das possibilidades que estão ao seu alcance.

Além de conhecer a Universidade, eles também realizarão uma apresentação simbólica do casamento que é comumente realizado em sua cultura, com o intuito de expor as suas raízes e diversidades.

A visita contará ainda com uma roda de conversa no auditório do bloco C, sobre o objetivo de cada curso e mercado de trabalho.

Doações

Os organizadores do evento informam que o Projeto está arrecadando doações para beneficiar os estudantes indígenas. Podem ser doados acessórios pessoais como roupas, sapatos e bolsas, itens de escritório como estantes, livros e materiais escolares, bem como brinquedos e alimentos não perecíveis. A intenção é  atender necessidades dos estudantes indígenas.