Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação/Equipe HGP

O Hospital Geral de Palmas (HGP) conta com mais um equipamento de alta complexidade para atendimento dos pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), chamado ventilador mecânico portátil, equipamento atua como suporte ventilatório, com bateria própria conectada na bala de oxigênio, que auxilia o paciente mesmo em estado grave a sair do leito e fazer as atividades para seu restabelecimento.

O padeiro Jorge Luis Macedo da Silva, de 22 anos, morador de Palmas está internado no Hospital Geral de Palmas (HGP), devido procedimento cirúrgico para reconstrução do esôfago, necessitando de aparelhos para respirar, em razão das dificuldades nas vias aéreas, estando internado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 20 dias. Nesta terça-feira, 09, na segunda sessão de exercícios fisioterápicos com ajuda do equipamento ventilador mecânico portátil surpreendeu a equipe de profissionais que cuidam dele e a família, que no momento realizava visita ao o vê-lo andar pela UTI. É a primeira vez que paciente com quadro grave consegue dar os passos. O paciente tem dificuldades nas vias aéreas e no retirar a ventilação, não consegue respirar, por isso o equipamento portátil está ajudando na sua recuperação.

O Fisioterapeuta Rômulo Augusto que trabalha há 13 anos no HGP, destaca o trabalho iniciado no plantão anterior pelos fisioterapeutas Ana Paula de Oliveira, Adriano Amaral e Elienay  Barbosa. "Meus colegas já haviam iniciado este trabalho, uma vez que o paciente tem dificuldade de ser entubado, mas isso não o impede de andar, fazer alguma tentativa e não perder as funções motoras e musculares. Com isso, continuamos a sequência de exercícios, que podem ser feitos até o dia do paciente ir embora e não limita ele a ficar só na cama", afirmou.

O profissional explica que foi utilizado um equipamento chamado ventilador mecânico portátil, que está em fase de experimento, no HGP. "Este equipamento atua como suporte ventilatório, com bateria própria conecta no bala de oxigênio, consegue fazer a atividade evitando que o paciente fique imobilizado no leito. Foi a primeira vez que utilizou este tipo de atividade, devido a gravidade dos casos da UTI. Mas o paciente Jorge Luiz teve condições clínicas, foi avaliado pela equipe médica, fisioterapeuta e de enfermagem que decidiram tentar e o paciente teve êxito. Temos muitos profissionais capacitados e com este equipamento podemos estar no nível dos grandes centros. A sensação é maravilhosa ao ver o paciente conseguir dar os passos", ressaltou.

A enfermeira Renata Olivia de Souza Silva Miranda atua há 13 anos dentro do HGP, destes três anos dedicados a UTI. "Como enfermeira de um hospital público e UTI pública é muito gratificante poder está trabalhando com profissionais tão competentes, ver o restabelecimento pronto e rápido dos nossos pacientes. Ver o quanto os servidores se dedicam aos seus pacientes. Isso que chamo: SUS a verdadeira saúde, é muito orgulho fazer parte deste sistema. Sou muito grata à Deus por  poder trabalhar no que eu amo", declarou emocionada.

O diretor geral do HGP, Edgar Tolini parabenizou os profissionais. "O HGP possui profissionais de alto gabarito, qualificados que atuam para melhor assistência ao paciente. Poder ofertar um equipamento juntamente com a dedicação destes servidores, traz conquistas como estas que nos enche de orgulho", enfatizou.

Emoção

Quem comemorou o restabelecimento do paciente e a utilização do novo equipamento foi a esposa de Jorge, Dalila Teófilo Borges, de 22 anos. "Fiquei sem palavras ao ver ele andando, com ajuda e  dedicação dos profissionais, que estão ali ajudando, dando força e auxiliando na sua evolução. Devido o caso dele que foi delicado me emocionou bastante, foi maravilhoso! Eu só tenho a agradecer, primeiramente à Deus, e a esta equipe de profissionais do HGP  pela dedicação e carinho. Minha cunhada ficou paralisada ao ver ele andar, não esperávamos", disse entusiasmada.

A irmã do paciente, Arleide Macedo da Silva que também presenciou os passos de Jorge, estava contente com a evolução. "Antes de vir visita-lo, estávamos numa corrente de oração para Deus determinar a melhora dele, e quando cheguei aqui na UTI,  ele estava andando, fiquei maravilhada! Os profissionais cuidam e tem um carinho muito grande por ele. Estamos muito felizes", relatou. (Ascom Sesau)