Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

Ensaios da Via Sacra são intensificados até a apresentação no próximo dia 19 de abril, Sexta-feira Santa. O Eco Parque Cimba será palco da tradicional encenação de morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esta será a 23ª vez em que Araguaína assistirá ao espetáculo que conta com centenas de pessoas.

Segundo o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira, essa edição trará 300 atores em sete cenários diferentes. “São mais de 400 pessoas envolvidas para sair perfeito. Assim como em todos os anos, nos renovamos as cenas, mas essas alterações são surpresa. Só vai saber quem for assistir”.

Os preparativos começaram há dois meses e os ensaios gerais iniciaram no último sábado. A partir de agora, as reuniões são diárias e com todos os envolvidos no Espaço Cultural, localizado na Avenida Tocantins, nº 182, no Setor Central, a partir das 20 horas. Neste fim de semana, os ensaios são realizados no Eco Parque Cimba, a partir das 14 horas.

“Os ensaios são abertos ao público. Isso é legal porque os interessados em participar das próximas edições podem ir assistir e conhecer como é”, explicou o secretário. O espetáculo será dirigindo novamente pelos atores Paulo Egídio e Pedro Lima, integrantes do grupo teatral Ciganu’s.

Maior espetáculo a céu aberto

A Via Sacra de Araguaína, realizada há 22 anos, é considerada um dos maiores espetáculos a céu aberto do Tocantins. As cenas contam com vários personagens que retratam momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como batismo, Santa Ceia, multiplicação dos pães e outras até o caminho da Via Crucis, como a crucificação no Calvário, morte e ressurreição.

Reinventado todos os anos, o espetáculo continua emocionando o público, além de ser um momento de reafirmação da fé cristã. Em 2018, foram usadas sete estações diferentes, entre morro, chão e cenários. Segundo a Polícia Militar, mais de seis mil pessoas assistiram à encenação no ano passado.

A peça teatral é uma organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio das secretarias da Infraestrutura e da Saúde, além da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).