Qualquer pessoa da comunidade que tiver vontade de participar da tradicional Via Sacra de Araguaína, mesmo não possuindo formação teatral, pode se inscrever para fazer parte do elenco. O primeiro ensaio será realizado neste sábado, 16, a partir das 14 horas, no Espaço Cultural, localizado à Avenida Tocantins, nº 182, no Setor George Yunes.
Os interessados em participar da encenação devem entrar em contato com a Diretoria Municipal da Cultura ou comparecer ao primeiro ensaio. Crianças também podem participar da peça e devem estar acompanhas dos pais ou responsáveis.
A expectativa, de acordo com o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira, é de que 500 pessoas participem do evento, entre atores, figurantes e equipe de apoio. A Via Sacra 2019 está prevista para a Sexta-Feira Santa, 19 de abril, no Eco Parque Cimba. O espetáculo será dirigindo novamente pelos atores Paulo Egídio e Pedro Lima, integrantes do grupo teatral Ciganu’s.
Duas décadas de tradição
A Via Sacra de Araguaína, realizada há 22 anos, é considerada um dos maiores espetáculos a céu aberto do Tocantins. As cenas contam com vários personagens que retratam momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como batismo, Santa Ceia, multiplicação dos pães e outras até o caminho da Via Crucis, como a crucificação no Calvário, morte e ressurreição.
Reinventado todos os anos, o espetáculo continua emocionando o público, além de ser um momento de reafirmação da fé cristã. Em 2018, foram usadas sete estações diferentes, entre morro, chão e cenários.
A peça teatral é uma organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio das secretarias da Infraestrutura e da Saúde, além da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).
A expectativa é de que 500 pessoas participem da Via Sacra 2019, entre atores, figurantes e equipe de apoio (Foto: Marcos Filho Sandes)