Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Via Sacra 2019 está prevista para a Sexta-Feira Santa, 19 de abril, no Eco Parque Cimba

A Via Sacra 2019 está prevista para a Sexta-Feira Santa, 19 de abril, no Eco Parque Cimba Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes A Via Sacra 2019 está prevista para a Sexta-Feira Santa, 19 de abril, no Eco Parque Cimba A Via Sacra 2019 está prevista para a Sexta-Feira Santa, 19 de abril, no Eco Parque Cimba

Qualquer pessoa da comunidade que tiver vontade de participar da tradicional Via Sacra de Araguaína, mesmo não possuindo formação teatral, pode se inscrever para fazer parte do elenco. O primeiro ensaio será realizado neste sábado, 16, a partir das 14 horas, no Espaço Cultural, localizado à Avenida Tocantins, nº 182, no Setor George Yunes.

Os interessados em participar da encenação devem entrar em contato com a Diretoria Municipal da Cultura ou comparecer ao primeiro ensaio. Crianças também podem participar da peça e devem estar acompanhas dos pais ou responsáveis.

A expectativa, de acordo com o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira, é de que 500 pessoas participem do evento, entre atores, figurantes e equipe de apoio. A Via Sacra 2019 está prevista para a Sexta-Feira Santa, 19 de abril, no Eco Parque Cimba. O espetáculo será dirigindo novamente pelos atores Paulo Egídio e Pedro Lima, integrantes do grupo teatral Ciganu’s.

Duas décadas de tradição

A Via Sacra de Araguaína, realizada há 22 anos, é considerada um dos maiores espetáculos a céu aberto do Tocantins. As cenas contam com vários personagens que retratam momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como batismo, Santa Ceia, multiplicação dos pães e outras até o caminho da Via Crucis, como a crucificação no Calvário, morte e ressurreição.

Reinventado todos os anos, o espetáculo continua emocionando o público, além de ser um momento de reafirmação da fé cristã. Em 2018, foram usadas sete estações diferentes, entre morro, chão e cenários.

A peça teatral é uma organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio das secretarias da Infraestrutura e da Saúde, além da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).

 A expectativa é de que 500 pessoas participem da Via Sacra 2019, entre atores, figurantes e equipe de apoio (Foto: Marcos Filho Sandes)