Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Os profissionais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) nos 139 municípios do Estado suspenderam os serviços a partir desta terça-feira, 16, por tempo indeterminado. Hoje os servidores de Palmas realizaram ato de manifestação em frente a sede da Adapec.

Conforme o Sindicato dos Profissionais de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Sindagro) decisão foi necessária devido a situação precária de trabalho dos servidores, problemas estruturais nas unidades, falta de veículos, combustível, falta de internet, falta de materiais básicos de expediente e de limpeza.

Também está em atraso o Ressarcimento de Despesas para Atividades de Defesa Agropecuária (Redad), que é um direito garantido por lei. Além disso, os servidores carecem de cursos e capacitações para aprimoramento.

Conforme o presidente do Sindagro, Wiston Gomes, a greve está instaurada até que o governo proponha um plano de reestruturação das condições de trabalho, que sejam quitados os atrasos do ressarcimento de despesa dos servidores. “Tentamos dialogar via ofício e presencialmente com a administração pública estadual, mas sem sucesso. Por isso a greve foi necessária, esta seria a última instância que iríamos recorrer, mas o ato foi necessário para sensibilizar o governo ante a situação precária de trabalho dos servidores”, afirmou.

Adapec

A Adapec informa que a greve dos fiscais de defesa agropecuária não irá afetar os serviços de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). Segundo órgão os inspetores de defesa agropecuária, administrativos e demais profissionais estão trabalhando normalmente.

A Adapec lembra que, desde o mês de fevereiro, os produtores rurais podem emitir a GTA de qualquer localidade, via internet e os escritórios devem permanecer abertos, já que a Lei preconiza que, mesmo em greve, deverá permanecer em atividade pelo menos 30% dos profissionais. A Agência também coloca à disposição do produtor rural o telefone 0800 63 11 22 para obter mais informações e sanar dúvidas.

Em relação ao pagamento do Redad aos fiscais, que está com os meses de janeiro e fevereiro atrasados, a Agência esclarece que a quitação do primeiro mês já foi autorizada pelo Executivo e será pago na próxima semana. A Adapec ainda informa que já iniciou os procedimentos para o pagamento do mês de fevereiro.

Segundo a Adapec, quanto às condições de trabalho, já providenciou a compra para aquisição de cadeiras, com a previsão de entrega para os próximos 30 dias. Já estão na sede, 36 impressoras e 42 computadores e nobreaks para serem entregues nas unidades. Existe ainda uma Ata de Registro de Preço Vigente para adquirir mais desses equipamentos e um processo destinado à compra de peças e manutenção no valor de R$ 243.076,00

Estrutura

Para melhorar a estrutura dos escritórios, outro ponto que os fiscais cobram, está sendo feito um levantamento pela Secretaria de Infraestrutura atendendo solicitação da Agência para reforma e ampliação de 13 barreiras fixas: Araguatins, Ananás (Santa Isabel), Araguanã, Xambioá, Aguiarnópolis, Pau D’arco, Couto Magalhães, Campos Lindos, Caseara, Talismã, Ponte Alta do Bom Jesus (Serra Geral), Esperantina e São Sebastião, bem como o andamento do processo para reforma do escritório de Paraíso do Tocantins, que já está em fase licitatória.

Ainda segundo a Adapec, está sendo articulado junto Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) à formalização o um convênio para aquisição de veículos, material permanente de escritório e custeio (diárias e cursos), o qual irá fortalecer os trabalhos da defesa agropecuária.

Segundo o órgão, para o segundo semestre já está previsto a realização de curso de atualização para 153 fiscais agropecuários. (Atualizada às 16 horas com informações do Sindagro)