Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Encenação nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, no Eco Parque Cimba

Encenação nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, no Eco Parque Cimba Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes Encenação nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, no Eco Parque Cimba Encenação nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, no Eco Parque Cimba

A comunidade araguainense se prepara para assistir à 23ª edição da Paixão de Cristo. O espetáculo será nessa sexta-feira, 19, a partir das 20 horas, no Eco Parque Cimba. Realizada pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, a encenação neste ano trará novidades, dentre elas algumas adaptações sugeridas pelo público.

“Atendendo a um pedido especial da plateia, teremos menos palcos neste ano. Assim o público poderá acompanhar melhor a encenação, além do espetáculo contar com cenas mais sucintas”, comentou Paulo Egídio, diretor do espetáculo.

Outra novidade é a inclusão de uma nova cena, intitulada Chamado para a Missão, que antecede o momento em que Jesus anuncia o nome dos seus discípulos. O diretor conta ainda que o espetáculo terá parte do elenco novo e recursos teatrais nunca antes utilizados pelo grupo teatral Ciganu’s.

Dessa vez, serão três palcos, lado a lado, com grande estrutura de som e luz. O morro já presente no Eco Parque Cimba, será utilizado como palco central. “Assim teremos maior campo de visão para o público, que poderá acompanhar de diversos pontos do parque”, completou o diretor.

Maior espetáculo a céu aberto

Com mais de 300 participantes e público estimado em mais de seis mil pessoas, a Via Sacra de Araguaína, realizada há 23 anos, é considerada um dos maiores espetáculos a céu aberto do Tocantins.

As cenas contam com vários personagens que retratam momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como batismo, Santa Ceia, multiplicação dos pães, o caminho da Via Crucis, sua crucificação no Calvário, morte e ressurreição. Reinventado todos os anos, o espetáculo continua emocionando o público, além de ser um momento de reafirmação da fé cristã.

Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, o evento conta com apoio das secretarias da Infraestrutura e da Saúde, além da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).