Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), desta última quarta-feira, 17, a relação dos indicados a representarem o Executivo estadual no Conselho de Administração do Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev), que estava sem se reunir desde julho do ano passado por falta dessas indicações.

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) e os demais sindicatos e associações de militares desde o ano passado vinham cobrando, por meio de ofício e pessoalmente que o governador Mauro Carlesse indicasse os membros titulares e suplentes para as cadeiras que são do Governo do Estado. Na última reunião com o governador, na última segunda-feira, 15, o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, voltou a solicitar que fosse garantida as indicações para que o Conselho de Administração voltasse a funcionar, já que é uma exigência legal e uma segurança aos segurados do Igeprev. Segundo o Sisepe, na ocasião o governador se comprometeu em atender o pedido o mais breve possível.

“Toda a política e ações mais relevantes do Igeprev depende da aprovação do Conselho de Administração, como estava sem funcionar desde julho do ano passado muitas decisões, que já deveriam ter sido adotadas, estão atrasadas. É por isso que o Sisepe tem defendido há alguns anos que o comando do Igeprev deve ser feito pelos servidores públicos, com autonomia e sem dependência do Executivo Estadual”, argumenta Cleiton Pinheiro.

O presidente do Sisepe ainda ressalta que, na reunião com o governador, cobrou a regularização dos repasses da contribuição previdenciária ao Igeprev, tanto a patronal, quanto a dos servidores. “A dívida, que se acumula desde o ano passado, já se aproxima a R$ 1 bilhão. O governador Carlesse ficou de discutir o assunto com sua equipe e dar uma posição ao Sisepe”, informa Pinheiro.

Conforme o Ato nº 1.237, os membros titulares indicados pelo Executivo foram: Sandro Henrique Armando (secretário da Fazenda), Edson Cabral (secretário da Administração), Rolf Vidal (secretário-chefe da Casa Civil), Sergislei Silva de Moura (subsecretário de Planejamento e Orçamento), Juliana Passarin (secretária Executivo da Governadoria), Senivan Almeida de Arruda (secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado) e Divino Ribeiro de Oliveira (gerente de Cobrança e Recuperação de Crédito da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social).

O Sisepe segue acompanhando e fiscalizando a gestão do Igeprev e cobrando o governo do Estado para que pague seus débitos com o Instituto e não contraia novas dívidas previdenciárias.