Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os estudantes tocantinenses matriculados na 3ª série do ensino médio que solicitaram isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio edição 2019, ou que fizeram a justificativa de ausência no Enem 2018, já podem conferir o resultado na Página do Participante, no portal https://enem.inep.gov.br/participante. Caso, o aluno tenha seu pedido negado, ele terá direito a recurso, que poderá ser feito das 10h desta segunda-feira, 22, até às 23h59, do dia 26 de abril, pelo Sistema Enem.

O período de inscrição para o Enem será realizado entre 6 a 17 de maio. As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu 3.687.527 pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019.

Os estudantes isentos poderão efetuar a inscrição sem a necessidade de gerar o guia de cobrança. Os demais participantes pagarão uma taxa no valor de R$ 85,00.

Uma das estudantes que conseguiu a isenção é Ana Clara de Melo Damas, 17 anos, aluna do Colégio Estadual São José, em Palmas. Agora, ela está de olho no período de inscrição do Enem e intensificou o horário de estudos para se preparar melhor para as provas do Enem.

Ana Clara cursa a 3ª série do ensino médio e participa do Enem como treineira desde a 1ª série. E, a cada ano, ela está avaliando notas, o desempenho na redação, para definir quais as disciplinas que terá que dedicar mais tempo de estudos. Ana Clara pretende fazer o curso de Licenciatura em Matemática.

“Estou feliz porque através do Enem posso participar de vários programas governamentais e ter mais chance de ingressar numa boa faculdade. Tendo o pedido da taxa de isenção aprovado, representa uma motivação a mais”, frisou.

Tags: ENEM, Inep