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Economia

Foto: Divulgação

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Você está querendo saber como abrir uma loja virtual? Está perdido sem saber por onde começar?

Então esse artigo irá te ajudar com o seu negócio, nele separamos 4 dicas fundamentais para você começar a empreender online.

Um dos setores que mais cresce na economia brasileira, o e-commerce se tornou um dos principais atrativos para os empreendedores do país.

Enquanto o comércio tradicional vê suas vendas recessivas, sem perspectivas de aumento, o e-commerce vem nadando de braçada, ano após ano.

E não é para menos, afinal os hábitos de consumo estão se transformando constantemente, e com o advento dos dispositivos móveis, as compras online vem ganhando força a cada dia.

Nos últimos 5 anos, esse crescimento foi relativamente abrupto, e a tendência futura é que continue crescendo em uma velocidade cada vez maior.

Nesse sentido, os grandes magazines já começaram a se preparar para essa migração do consumo, e estudam cada dia novas estratégias de atuação no mercado digital.

Então, se você está pensando em começar, é bastante importante seguir essas nossas dicas, vamos lá.

Dica 1 – Faça um bom plano de negócios

Como em qualquer negócio, seja ele físico ou digital o plano de negócios é fundamental para o sucesso ou fracasso do empreendimento.

Isso acontece porque, a maioria das pessoas desconhece até mesmo o público alvo dos seus produtos, e acaba sem saber como efetuar as suas estratégias de marketing, ou até mesmo, faltando dinheiro para algumas ações.

Dessa forma, desenvolver um bom plano de negócios antes de começar, garante para você uma melhor visualização do mercado que está pretendendo entrar.

Mas, afinal, o que é um plano de negócios?

Um plano de negócios nada mais é que realizar algumas pesquisas e simulações antes de iniciar propriamente o negócio.

Basicamente, um plano de negócios consiste em 3 partes distintas, sendo elas: 

- Análise de mercado; 

- Análise de investimentos e custos; 

- Análise operacional.

Nesse sentido, você precisa em cada uma dessas partes levantar algumas questões e sair em busca de respostas para elas, que certamente o farão acertar no seu negócio.

Normalmente, um plano de negócios começa pela Análise de Mercado, e as perguntas mais comuns que deverão ser respondidas são:

- Quem é meu público-alvo, homens ou mulheres? 

- Qual a idade média do meu público-alvo? 

- Meu público costuma compara pela internet? 

- Quanto tempo meu público alvo passa no computador? 

- Quais são as principais redes sociais utilizadas por eles?

Note que essas são apenas algumas perguntas que ajudarão você a começar o seu negócio online, e quando respondidas com precisão, te farão acertar melhor na estratégia de divulgação da sua loja virtual.

Após uma boa análise de mercado você deverá fazer um levantamento dos custos e investimentos necessários para fazer o seu negócio funcionar.

Nesse sentido, é importante ser bem detalhista procurando levantar todos os menores detalhes do projeto. Como exemplo de custos e investimentos podemos citar:

Desenvolvimento do Website (podendo ser gratuito); 

- Desenvolvimento do logotipo da marca; 

- Desenvolvimento de materiais de divulgação online; 

- Custos mensais como aluguel, funcionários, água e energia; 

- Despesas com transportes de entrega; Despesas com a divulgação da loja virtual e dos produtos.

Esses são também apenas algumas despesas que podem surgir no seu negócio, e servem de exemplo para que você busque levantar todos os custos possíveis que poderão surgir.

Para finalizar, você deverá levantar toda a Análise operacional que fará o seu negócio funcionar e também garantir a satisfação do seu cliente.

Para isso, é importante levantar as seguintes questões:

- Como farei a entrega do produto e serviço; 

- Irei precisar de estocagem; 

- Quem será a pessoa responsável pela propaganda e marketing; 

- Como irei organizar os pedidos e fazer as entregas; 

- Como será o serviço de pagamento e recebimento.

Essas também são algumas idéias para você aplicar no seu negócio fazendo com que a gestão operacional não apresente desafios ocasionando problemas na entrega o que consequentemente irá gerar insatisfação no seu cliente.

Fazendo um bom plano de negócios chegou o momento de avançar para a nossa Dica 2.

Dica 2 – Atendimento e fidelização do cliente

A nossa segunda dica é que você tenha sempre em mente que quem faz o seu negócio funcionar é o seu cliente, portanto fazer parcerias é importante.

Nesse sentido, não existe nenhum negócio que funcione sem vendas, afinal serão as vendas as responsáveis por cobrir todas as suas despesas.

Então, pense o seguinte, quanto mais clientes você tiver, e quanto mais satisfeitos os clientes ficarem com o seu negócio, maiores serão as suas chances de prosperar.

Por essa razão, é que conhecer profundamente quem é seu cliente e entender os principais hábitos de consumo deles te colocará um passo à frente dos seus concorrentes.

Para isso você deverá ter um canal de atendimento, seja através de um SAC bastante eficiente, que possa resolver os problemas dos clientes de forma rápida e eficaz.

Não exite em despender tempo e recurso para essa função, pois ela é fundamental para garantir o sucesso e crescimento do seu negócio.

Entenda que em um mundo digital a propaganda boca a boca tornou-se ainda maior e mais efetiva, pois os clientes dispõem de aplicativos móveis e redes sociais para falar bem ou mal da sua empresa.

Então, quanto mais satisfeito o cliente estiver maiores serão as chances dele fazer a sua divulgação para os amigos dele nas redes sociais e também no WhatsApp.

Dica 3 – Crie conteúdos de qualidade

Uma dica fundamental para você que está iniciando no empreendedorismo digital é criar conteúdos de qualidade.

Afinal, com o crescimento exponencial das vendas online os hábitos de consumo estão mudando, e nesse sentido as pessoas estão buscando cada vez mais informações antes de efetuarem a compra propriamente dita do produto.

Então, para citar um exemplo, se você for vender pacotes de turismo pela internet, crie um blog, desenvolva conteúdos sobre os destinos, faça um canal no Youtube, mostre os principais pontos sobre alguns destinos.

Com simples atitudes como essa certamente você estará dando um salto na frente dos seus concorrentes, pois estará fornecendo algo a mais para o seu cliente.

Dessa forma, não exite em investir em vídeos legais, em artigos bons que farão toda a diferença do seu site.

Você pode inclusive linkar tanto o blog quanto o canal do youtube no seu site, facilitando o acesso para o cliente encontrar a informação correta.

Certamente, você conseguirá dessa forma criar mais conversões, vender mais, e satisfazer o seu cliente.

Dica 4 – Escolha uma boa plataforma

Por fim, separamos a última e talvez uma das mais valiosas dicas, a escolha de uma boa plataforma.

Afinal, é através da plataforma que você disponibilizará os seus produtos e serviços, e é através dela que o seu cliente irá efetuar as compras.

Por essa razão, sites que demoram para carregar, ou que possuem um layout desagradável podem comprometer a satisfação do cliente, e embora ele seja bem atendido acabará se desgastando na navegação pelo seu site.

Nesse sentido, a plataforma shopify é uma excelente opção para quem está começando um e-commerce do zero.

Sendo fácil de usar, e com opções absolutamente gratuitas, possui inúmeros modos de dispor os produtos, assim como todas as funcionalidades que você precisa para colocar o seu e-comerce no ar.

Agora que você já conhece as principais dicas, está pronto para começar a montar a sua loja virtual!