Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) de Palmas/TO, por meio da Defesa Civil Municipal, alerta a população sobre os riscos das construções irregulares no Município e adverte a população sobre os perigos de dar prosseguimento às obras que apresentam graves falhas estruturais.

Para o superintendente da Defesa Civil, Bruno Maciel, é fundamental respeitar as fases legais para iniciar uma construção. “Para evitar possíveis danos e transtornos, alertamos a população que, ao iniciar uma obra, busque profissionais capacitados. É necessário seguir as regras de construção da legislação municipal, para que o responsável pela obra não venha ter prejuízos no futuro, além de colocar em risco as construções vizinhas e como consequência a vida das pessoas’’, disse.

A Sesmu alerta que os moradores das imediações de construções que apresentam quaisquer tipos de perigo relacionados a falhas estruturais de construção e edificação podem acionar a equipe de fiscalização que conta com profissionais capacitados entre engenheiros e arquitetos, que ao serem acionados realizam a visita técnica para avaliarem as condições estruturais das edificações.

A Secretaria reforça que quando identificadas irregularidades é feita uma notificação para os responsáveis informando se a obra deve prosseguir ou ser paralisada.  Nos casos em que as construções são interditadas por conta dos problemas estruturais, os responsáveis são notificados a apresentar um projeto assinado por um profissional da área, atestando as mudanças para solucionar os problemas, respeitando as normas de segurança.