O Binquí - grupo de contadores de histórias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - está com inscrições abertas durante todo o mês de abril. Podem candidatar-se ao projeto quaisquer interessados – alunos, egressos e comunidade em geral.
As atividades do grupo terão início no dia 8 de maio, ocorrendo todas as quartas-feiras, da 17 h às 19 h, na sala 05 do bloco B, Câmpus de Palmas.
As inscrições são realizadas pelo site https://www.renataferreiraatriz.com.br/binqui e o resultado da seleção será divulgado em 06 de maio.
Sobre o projeto
O Binquí promove uma experimentação criativa em grupo que favorece as relações interpessoais e a potência expressiva por meio da contação de histórias. Trata-se, sobretudo, de um projeto ligado à promoção da saúde e à qualidade de vida por intermédio das artes corporais, potencializando a afetividade nas relações interpessoais, favorecendo a escuta, a expressão e a experiência da alteridade.
“Estar em grupo, poder expressar histórias pessoais, medos e desejos por meio da arte é garantir um espaço de sociabilidade e trocas afetivas”, salienta Renata Ferreira, professora do curso de teatro e idealizadora da ação.
“O projeto busca justamente ativar a qualidade das relações interpessoais dos participantes, sua expressão no mundo por uma ética que opera por afetos libertadores e artísticos potencializando o ato de narrar histórias, sejam elas autobiográficas, contos populares regionais ou literatura brasileira”, esclarece a professora.
O Binquí é um dos projetos selecionados pelo Edital UFT em Movimento 2019, promovido pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).