Marcado por longas distâncias e ainda, pelo vazio geográfico, o Tocantins possui hoje 89% da rede de energia na zona rural. Por outro lado, apenas cerca de 20% dos clientes de energia estão nesta área, sendo 117.577 das 589.888 unidades consumidoras do Estado. Só no primeiro trimestre deste ano foram realizadas 464 ligações rurais e a expectativa é ligar 1.499 até o próximo mês de dezembro. Ao todo, são 2.735 quilômetros de rede de alta tensão e 95.958 km de rede de média e baixa tensão em todo o Estado.
Desde que assumiu a concessão, em abril de 2014, a Energisa ampliou o fornecimento de energia na zona rural, aumentando em 17,4% o número de clientes rurais. Antes eram 96.527 ligações rurais e hoje são mais de 117 mil. Comparando à época da criação da distribuidora, em 1989, as unidades consumidoras rurais eram menos de 1% do número de clientes de energia no Estado, ou seja, das 76.665 ligações existentes, apenas 634 eram rurais.
Para solicitar a ligação rural, o cliente precisa registrar o pedido em uma das Agências de Atendimento da Energisa, sendo necessário apresentar um documento da propriedade válido (com a matrícula do imóvel), Cadastro Ambiental Rural (CAR), CPF e RG, todos no nome do solicitante. A partir desta solicitação, a distribuidora realiza a análise documental e estando de acordo com as normas legais, inicia-se o processo de estudo, projeto e licenciamento ambiental da obra.
Alberto Cunha, gerente de Construção e Manutenção da Energisa, explica que a distribuidora atende todas as solicitações de extensão rural, desde que possuam a documentação obrigatória para realizar o pedido. “É um processo muito dinâmico, mas que obedece a normas regulatórias, a exemplo da obrigatoriedade da apresentação do documento válido de propriedade e Cadastro Ambiental Rural (CAR), pois são essenciais para cumprir a legislação do setor e também para que seja possível emitir a licença ambiental para execução da obra”, destaca Alberto.
Avanço
Ao levar energia elétrica para os mais diversos cantos do Tocantins, a Energisa está contribuindo para transformar a vida de pessoas como seu Zé do Rosa, que vive há mais de 50 anos na zona rural de Darcinópolis. Para ele, falar sobre os tempos sem energia elétrica, é relembrar uma história distante, marcada por emoção que ele faz questão de deixar claro, hoje é alegria. “Era difícil o labutar com um lampiãozinho à querosene, que se chama aladin. Fazer comida à noite era muito difícil, sem luz. Sem energia agente vive pela metade. A energia, ela é tudo. E quando ela chegou foi muita emoção, eu chorei de alegria. Vi um novo mundo”.
Seu Zé do Rosa conta que gosta de ouvir o som estremecer quando sua sobrinha visita sua casa. Outro conforto proporcionado pela energia, destacado por ele, é poder contar com a bomba d’água abastecendo sua casa. Facilidades assim que melhoram a qualidade de vida e foram possíveis pela chegada da energia elétrica na zona rural e que contribuem para o sorriso estampado no rosto, o que para Alessandro Brum, diretor técnico e comercial da Energisa no Tocantins, vai além da prestação de serviços. “Estamos iluminando a vida dos nossos clientes com uma experiência de bem-estar e conforto e para nós, esta é a maior satisfação”.
Brum pontua que a Energisa, desde que assumiu a distribuição de energia no Tocantins, já investiu mais de R$ 1,5 bilhão na melhoria e modernização do sistema elétrico. Segundo ele, o plano estratégico da empresa para o Estado busca fomentar o desenvolvimento, sendo a extensão rural, uma prioridade.
Zé do Rosa está entre os mais de 117 mil clientes da Energisa que vivem em área rural e que com energia elétrica têm mais qualidade de vida e a oportunidade de tornar a propriedade mais produtiva. “Com energia tudo vem para melhor. Hoje tem água gelada, tudo que se precisa conservar na geladeira. Tem luz, água na torneira”.
A história completa da chegada da energia elétrica na propriedade de Zé do Rosa, os clientes podem conferir no YouTube da Energisa (https://www.youtube.com/watch?v=VCgu4Pcm3I8).