Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Carro-forte foi abordado e explodido por bandidos na BR-153

Carro-forte foi abordado e explodido por bandidos na BR-153 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Carro-forte foi abordado e explodido por bandidos na BR-153 Carro-forte foi abordado e explodido por bandidos na BR-153

Um carro de transporte de valores foi explodido na manhã desta terça-feira, 30, entre as cidades de Tabocão e Rio dos Bois, na região central do estado. Segundo a polícia, um grupo armado teria utilizado explosivos para detonar o carro-forte e roubar o dinheiro.

Após o assalto os bandidos fugiram em carros não identificados, abandonando um dos veículos que foi incendiado.

A Polícia Militar informou ainda que a ocorrência está em andamento neste momento e que equipes nas cidades circunvizinhas estão realizando diligências para identificar e prender os criminosos. Também foram feitos cerco e bloqueio de estradas para combater este tipo de crime.

Testemunhas que possam ter qualquer informação que possa ajudar a polícia são orientadas a ligar no 190 para comunicar os fatos.

“O objetivo da ação é priorizar uma resposta rápida e segura para os policiais militares e população, posicionando as equipes da área em pontos estratégicos da região, com vistas a reprimir a modalidade criminosa em foco”, informou a comunicação da PM.

Não há relatos de vítimas e a quantidade de dinheiro levada pela quadrilha não foi informada.

Prevenção

A PM informa ainda que desde fevereiro de 2017 tem realizado reuniões com representantes de empresas de segurança e transportes de valores que atuam no Estado para prevenir este tipo de crime.Em 2018 foram 04 reuniões ocorridas, com o objetivo de estreitar a comunicação com as empresas, para reforçar o trabalho de prevenção de roubos a cargas nas rodovias do Tocantins e evitar os ataques às instituições financeiras nos municípios.

Os resultados colhidos apontam redução nos índices criminais no estado, visto que em 2017 ocorreram 50 roubos a instituições financeiras, e em 2018, somente 17 casos, que indica uma redução de 66%. Já os roubos a carro-forte, no Tocantins, teve o sucesso de redução em 100%, onde somente 05 casos foram registrados em 2017 e nenhum foi registrado em 2018. Em 2019 teve uma tentativa de assalto a carro-forte, nas proximidades de Guaraí, cujo roubo não foi consumado em virtude de os ocupantes do Carro-forte seguirem até a cidade e solicitarem apoio para a PM, no Batalhão local.