Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Ao todo mais de trinta expositores irão apresentar iguarias da gastronomia tocantinense

Ao todo mais de trinta expositores irão apresentar iguarias da gastronomia tocantinense Foto: Divulgação Ruraltins

Foto: Divulgação Ruraltins Ao todo mais de trinta expositores irão apresentar iguarias da gastronomia tocantinense Ao todo mais de trinta expositores irão apresentar iguarias da gastronomia tocantinense

Na 19ª edição da maior feira agrotecnológica da região norte do País, a  Agrotins 2019, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) traz o Pavilhão da Agricultura Familiar com exposições de diversos produtos oriundos diretamente da zona rural.

Mais de 30 expositores vão estar presentes com algumas iguarias da gastronomia tocantinense como  biscoitos caseiros, mel, paçoca, rapaduras, licores, doces, geleias, produtos defumados, compotas, dentre outros, além de artesanato em capim dourado, móveis em madeira e bordados.

De acordo com o diretor de Empreendedorismo Rural do Ruraltins, Danilo Azevedo, com o objetivo de incentivar a produção e o beneficiamento dos alimentos, os extensionistas realizam cursos de capacitações e abrem esse espaço para divulgação, estimulando e valorizando as atividades em meio à sociedade, formalizando a comercialização dos produtos. “A  Agrotins proporciona uma abertura de contatos para os expositores com produtores de outras regiões, empresários e com a comunidade em geral, que passam a conhecer o que produzem, possibilitando abertura de portas para novos negócios e ampliando a comercialização. A partir da visão pós- feira, os nossos agricultores se sentirão mais motivados a tornarem-se grandes empreendedores”, comenta Danilo Azevedo.

O produtor de cana de açúcar e de rapadura, Raimundo Pereira da Costa, morador da zona rural do município de Presidente Kennedy,  participante pela primeira vez da Agrotins, conta que está muito ansioso e confiante na venda de suas delicias da roça. “É a primeira vez que venderei meus produtos fora da minha cidade, e acredito no sucesso das vendas. Na feira, serão 300 unidades de rapadura tradicional e tijolos de rapadura, feitos com coco e mandioca, que dão um sabor todo especial. Esse doce é bem tradicional, sendo muito apreciado na região”, comenta o produtor.

A responsável pela área de Desenvolvimento Social e Capacitação do Ruraltins, Edínia Marinho Stefani, destaca que a procura por parte dos expositores superou as expectativas. “Para os expositores, a Agrotins é uma grande oportunidade de negócio. Nesta edição, dezenas de produtores nos procuraram na intenção de participar da feira, superando nossas expectativas.  É muito prazeroso saber que o Ruraltins contribui com o crescimento da agricultura familiar. Este espaço gera mais uma alternativa de renda e valorização da produção rural” disse Edínia. 

Agrotins

A Agrotins  2019 ocorrerá entre os dias 7 e 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, e tem como objetivo difundir conhecimentos, tecnologias e pesquisas agropecuárias. A Agrotins é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Aquicultura (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Agencia de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e demais Instituições públicas e privadas do setor agropecuário.