Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: SSP TO

Foto: SSP TO

A população de Palmas e região conta agora com mais uma ferramenta para auxiliar a Polícia Civil do Tocantins na resolução de crimes de alta complexidade. Trata-se do número (63) 3218-6986, que também funciona como WhatsApp, o qual foi disponibilizado pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), de Palmas, e pode ser utilizado por qualquer cidadão que deseje colaborar com a Delegacia Especializada com informações, fotos e/ou vídeos que possam contribuir com as investigações realizadas cotidianamente.

Para o delegado titular da DEIC-Palmas, Evaldo de Oliveira Gomes, a disponibilização do WhatsApp da DEIC se constitui em mais um importante aliado na luta contra o crime organizado. “Disponibilizamos o nosso WhatsApp institucional para que as pessoas possam fazer denúncias e ajudar a Polícia Civil do Tocantins a elucidar crimes e identificar suspeitos de cometer delitos em nosso Estado”, frisou o delegado.

Segundo ele, atualmente, a velocidade com que as informações circulam é muito grande entre os cidadãos, devido à maior acessibilidade das mídias e redes sociais. “Fazendo com que qualquer pessoa que possua um smartphone tenha acesso a fatos e possa contribuir com as investigações policiais sobre facções criminosas, assaltos a instituições bancárias, crime organizado, ou explosões de carros-fortes”, reforçou o delegado.

O delegado ressalta ainda que  todos os cidadãos que utilizarem WhatsApp da DEIC - Palmas terão suas identidades mantidas no mais absoluto sigilo.

Tecnologias

 A adoção do WhatsApp como fonte de auxílio às ações da Polícia Civil também está em sintonia com as novas tecnologias existentes e que são amplamente utilizadas pela população do Tocantins, do Brasil e por forças policiais de todo o mundo. “Uma das facilidades proporcionadas pelo WhatsApp é que a pessoa pode fazer uma denúncia anônima de qualquer lugar em que esteja e dessa maneira auxiliar a DEIC-Palmas na resolução de crimes mais complexos e até evitar que outras ações delituosas acontecem”, afirmou o delegado.

Outras Unidades

A Polícia Civil já tem implementado o recurso para comunicação em tempo real com a população, por mídias sociais, em outras unidades do Estado. Na segunda-feira, 29, a Polícia Civil noticiou a implementação do disk denúncia por WhatsApp pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Gurupi, visando receber denúncias e informações sobre a ocorrência de homicídios no referido município.