Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ter uma opção para obter renda extra e ainda incrementar o cardápio familiar. Quem ganhou essa oportunidade foram as 18 mulheres que participaram do curso “Produção de alimentos à base de mandioca”.

A capacitação integra o programa GeraRenda, desenvolvido pela Coapa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativo do Tocantins (Sescoop-TO), e teve participação de integrantes do Núcleo Feminino e colaboradoras da Coapa, associadas da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e mulheres da comunidade de Pedro Afonso.

Com carga horária de oito horas, o curso ministrado pela instrutora Sandra Maria de Carvalho Ferreira – da Coopermulta (Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica Ltda), de Feira de Santana (BA) – foi realizado na cozinha montada no espaço social da sede da Coapa, onde as participantes aprenderam a produzir 17 pratos doces e salgados, entre eles, bolos, mousse, sorvete, pães, massa de pizza, coxinha e escondidinho de carne de sol.

A dona de casa e integrante do Núcleo Feminino da Coapa Maria Aparecida Teza Mazzola disse que o curso trouxe conhecimentos que serão muito úteis no manuseio e preparo de pratos nutritivos e saborosos que têm a mandioca, encontrada em abundância na região, como ingrediente principal. “Achei o curso maravilhoso e pude aprender muita coisa interessante na área de gastronomia,”, comentou a estudante Aline Cavalcante Noleto.

Esse foi o segundo curso do GeraRenda ministrado pro Sandra Carvalho em Pedro Afonso em menos de um mês. No último dia 13 de abril, ela apresentou capacitação com o tema “Produção de Alimentos à base de soja”, que beneficiou 17 mulheres. A profissional elogiou o empenho da turma pelo comprometimento no curso. “Fizemos muito pratos num curto espaço de tempo, pois as participantes mostraram interesse em aprender. A Coapa e o Sescop-TO estão de parabéns pelo trabalho de capacitação que desenvolve ”, comentou a culinarista que também é vice-presidente da Coopermulta.