Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

As secretarias municipais de Saúde realizaram nesse sábado, 04, o dia “D” da campanha de Imunização contra a Influenza. As salas de vacina e postos de vacinação foram abertos das 8h às 17h. No Tocantins foram disponibilizados 500 postos de vacinação para atender a população alvo da campanha. Desde o início da campanha, 172.410 doses da vacina foram aplicadas, aproximadamente 40,75% do total esperado.

A professora Roseane Marques Ribeiro, que é mãe do Bento de um ano e três meses, aproveitou o dia D para a vacinação. “Eu e meu filho viemos tomar a vacina. Trabalho com crianças que muitas vezes tem viroses, e sou mãe de um bebê, eu trago para vacinar pra proteger mesmo. Muitas mães estão ficando contra a vacina, mas esse é o melhor método de prevenção para os nossos filhos”, disse.

A campanha de vacinação contra gripe iniciou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. Segundo o gerente da Imunização da SES, Euridinei Camillo, a população alvo a ser vacinada no Tocantins é de 349.777 usuários, compreendendo os diferentes grupos prioritários, e a cobertura mínima a ser alcançada por grupo prioritário é de 90%. “A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da Influenza grave e suas complicações. Por isso é de suma importância a vacinação.”

Quem vacina

- Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade;

- Indígenas a partir de seis meses de idade;

- Gestantes de qualquer idade gestacional;

- Puérperas, até 45º dia após o parto;

- Trabalhadores da saúde;

- População de 60 anos ou mais;

- População privada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

- Usuários portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Professores da rede pública e privada. 

Influenza

Comumente conhecida como gripe, à influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início repentino dos sintomas, que incluem geralmente febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular e perda de apetite, assim como sintomas respiratórios com tosse seca e dor de garganta. Os vírus influenza são transmitidos pela tosse ou pelo espirro.