Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Pavilhão da Agricultura Familiar traz tecnologias apropriadas às pequenas propriedades

Pavilhão da Agricultura Familiar traz tecnologias apropriadas às pequenas propriedades Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos Pavilhão da Agricultura Familiar traz tecnologias apropriadas às pequenas propriedades Pavilhão da Agricultura Familiar traz tecnologias apropriadas às pequenas propriedades

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), na Agrotins 2019, realiza uma maratona de palestras e práticas agrícolas, no Pavilhão da Agricultura Familiar e nos auditórios disponibilizados pelos organizadores da Feira Agrotecnológica, que acontece de 7 a 11 de maio, em Palmas.   

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Kin Gomides, o objetivo do Ruraltins é oportunizar aos produtores um contato direto com os extensionistas do órgão para a troca de conhecimentos e experiências, no sentido de aprimorar e ampliar seus negócios no campo.  

“Nesta edição o Ruraltins traz uma novidade que é a arena com capacidade para receber 40 pessoas. Será uma oportunidade dos profissionais do órgão, bem como as empresas parceiras, presentes no nosso espaço, estarem mais próximos dos agricultores e visitantes, mostrando todas técnicas de plantios que podem facilitar o desenvolvimento das atividades dentro das propriedades rurais”, disse o diretor.

Com participação na Agrotins, o engenheiro florestal do Ruraltins, doutor Ricardo Haidar, abordará sobre o manejo e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal: Recuperação de Nascentes. Segundo ele, temas relevantes no contexto atual brasileiro, quando os produtores rurais estão em processo de validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“Queremos esclarecer dúvidas e proporcionar ao produtor a visão de que sua reserva pode se tornar algo produtivo, por meio do uso das espécies nativas da flora do Tocantins, com potencialidades madeireiras, não madeireiras, medicinais, dentre outros usos. Além disso, vamos ressaltar também a parte ecológica, principalmente a restauração de APPs, tão importantes para a segurança hídrica do estado, e o quanto isso pode contribuir para a qualidade ambiental do Tocantins. É uma ação relevante, e que hoje em dia está em voga no Brasil inteiro diante da validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), onde teremos que recuperar todos os passivos ambientais registrados no sistema”, avaliou o engenheiro, acrescentando que diariamente na Agrotins, dentro da unidade do Sistema Agroflorestal do Ruraltins, haverá distribuições de 17 espécies de sementes nativas aos produtores, no intuito de produzirem pequenas mudas ou fazer o plantio direto no solo.

Área de campo

As caravanas de produtores que passarem pela área de campo do Ruraltins, durante o período da Agrotins, vão contar com práticas de criação de abelhas sem ferrão, compostagem, enxertia e estaquia,  manejo do sistema agroflorestal, práticas sobre fertilidade do solo para altas produtividades e orientações sobre a multiplicação rápida de mandioca (Projeto Reniva), avicultura, plantas alimentícias não convencionais, recuperação de pastagens degradadas, fruticultura e piscicultura. Além dessa programação haverá ainda exposição permanente de máquinas e equipamentos de empresas ligadas ao meio rural, parceiras do Ruraltins. Confira a programação completa do Pavilhão da Agricultura familiar no endereço www.agrotins.to.gov.br