Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de vacinar 8,6 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) contra febre aftosa, na primeira etapa da campanha que teve início no dia 1º e segue até 31 de maio, o governador Mauro Carlesse e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Alberto Mendes da Rocha declararam aberta oficialmente a campanha de vacinação contra a doença, nesta terça-feira, 7, durante a abertura da Feira Agrotecnologica do Tocantins (Agrotins), no Centro Agrotecnológico de Palmas.

O governador Mauro Carlesse disse durante abertura da Feira que o governo está buscando os meios necessários para viabilizar investimentos que possibilite ainda mais o crescimento do agronegócio tocantinense e destacou que a pecuária é fundamental para a economia do Estado.

“Com o lançamento oficial da 1ª etapa de vacinação contra aftosa, estamos iniciando um processo importante para a retirada da vacina contra esta doença, pois a partir de agora já reduzimos a dosagem para 2 ml e até 2021 queremos estar livres da aftosa sem vacinação,” disse Alberto, acrescentando que a retirada trará benefícios aos produtores rurais com a abertura de novos mercados, e que por isso, é fundamental o empenho desses na vacinação.

O produtor rural deve adquirir a vacina em lojas licenciadas na Adapec e após a aquisição e vacinação, ele tem o prazo de 10 dias para fazer a declaração junto a Agência em qualquer município do Estado. Quem deixar de vacinar pagará multa de R$ 5,32 reais por animal não vacinado e mais R$ 127,69 reais por propriedade não declarada.

Adapec na Agrotins 

Durante a realização da Agrotins 2019, a Adapec apresenta uma programação voltada para educação sanitária animal e vegetal, com distribuição de material informativo e no espaço da Escolinha da Adapec, haverá palestras sobre temas como: retirada da vacinação contra aftosa, brucelose e tuberculose, uso correto e seguro de agrotóxicos, ferrugem asiática, bicudo do algodoeiro, raiva dos herbívoros, abate clandestino, entre outros.

Além disso, a Adapec conta na Feira, com um estande institucional, um escritório para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), uma barreira fixa que controla a entrada e saída de animais, garantido assim a sanidade do rebanho. Existe ainda um local onde empresas que aderiram ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) por meio da Adapec estão expondo seus produtos.

Programação da Adapec

Para esta quarta-feira, 8, a Adapec terá a seguinte palestras:

8:30 – Projeto Inspetor Júnior – Escolinha da Adapec

9:00 – Brucelose e Tuberculose – Escolinha da Adapec

9:40 – Inspeção de leite e derivados – Auditório Praça do Leite

10:10 – Raiva dos Herbivoros – Escolinha da Adapec

15:00 – Certificação Fitossanitária – Escolinha da Adapec

16:00 – Bicudo do Algodoeiro – Escolinha da Adapec