Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

A raça bovina Senepol é uma das grandes novidades na pecuária tocantinense. Neste contexto, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019) apresenta aos produtores e visitantes as vantagens econômicas da raça em exposição. A Agrotins começou nessa terça-feira, 7, e prossegue até sábado, 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

A raça tem uma série de vantagens. O manejo é simples, sem exigência de mudança no sistema produtivo, maior capacidade dos touros de cobrir a campo, as fêmeas possuem alto valor agregado como matrizes e tem perfeita adaptabilidade ao clima tocantinense.

Segundo o expositor da raça, Henrique de Freitas, a carne do Senepol oferece ótima qualidade, pois possui maior marmoreio [a acumulação de gordura intramuscular na carne bovina], que produz sabor especial e maciez. “Uma qualidade em potencial no cruzamento industrial com outras raças. Realmente traz um ganho produtivo, devido ao fácil manejo e pela possibilidade de ser criado normalmente no campo”, ressaltou.

Por ser rústica, precoce, fértil e de grande habilidade maternal é capaz de produzir a campo sua própria cria ou de multiplicar o rebanho por meio da biotecnologia.