Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Secretário César Halum afirma que o Governo do Tocantins vai fomentar a Aquicultura

Secretário César Halum afirma que o Governo do Tocantins vai fomentar a Aquicultura Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves Secretário César Halum afirma que o Governo do Tocantins vai fomentar a Aquicultura Secretário César Halum afirma que o Governo do Tocantins vai fomentar a Aquicultura

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, o Governo do Tocantins vai fomentar a Aquicultura no Estado e o Banco da Amazônia, por meio do Fundo Constitucional do Norte (FNO), disponibilizará neste ano R$ 200 milhões ao aquicultor tocantinense. A informação foi repassada na manhã desta última quarta-feira, 8, durante apresentação da cadeia produtiva de tilápia no Tocantins no lançamento da 1ª edição do Tilapiatins, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019). 

A abertura do evento foi dividida em quatro palestras. A primeira, com o secretário César Halum, falando sobre incentivos e fortalecimento da piscicultura no Tocantins. “Nós temos 11 empresas de produção de alevinos, cinco parques aquícolas e produzimos 14 mil toneladas de peixe por ano. Porém, temos potencial para 600 mil toneladas”, esclareceu.

 (Foto: Antônio Gonçalves)

A segunda palestra foi com o engenheiro agrônomo e CEO da Aquabel, Ricardo Neukurchner, sobre Genética: Onde vamos chegar com a tilápia. A seguinte, sobre o mercado da tilápia no Brasil e no mundo, com Francisco Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR). A quarta e última palestra foi com o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Felipe Bodens, que discorreu sobre Águas Públicas da União.

O evento contou com as presenças do secretário César Halum e vice-governador Wanderlei Barbosa, além de técnicos, piscicultores, gestores municipais, empresários e financiadores.

 Ricardo Neukurchner discorreu sobre melhoramento genético da tilápia (Foto: Antônio Gonçalves)

Produção

“O Tocantins já é o 6º na produção de peixes nativos e o 17º de pescado. Mas para crescer precisamos de organização, planejamento, comprometimento e investimento. E já afirmo, o Tocantins não terá ICMS maior que o de outros estados, pois o Governo irá trabalhar com esse propósito. Isso é compromisso do nosso governador Mauro Carlesse”, afirmou o secretário César Halum.

Representando o governador, o vice-governador Wanderlei Barbosa, afirmou que a atual gestão irá fomentar a aquicultura tocantinense e dar condições aos produtores de desenvolverem plenamente suas atividades no Estado e ampliar a comercialização. “Queremos que todos tenham condições de competitividade sem gargalos. Gerando emprego e renda. Desejamos um Tocantins que produza e também venda aqui. Diante disso quero tranquilizar em nome do governador Mauro Carlesse, que todos os setores do Estado serão debatidos e onde existir condições de fazer incentivos, nós vamos fazer”, enfatizou.

Tilápia

O engenheiro agrônomo e CEO da Aquabel, Ricardo Neukurchner, esclareceu que a cultura da tilápia não veio para competir com os peixes nativos, mas sim somar. “O Tocantins possui o clima perfeito para a tilápia. São investidos milhões em pesquisas e tecnologia no melhoramento genético da espécie, se não existisse um potencial, as empresas não investiriam valores tão elevados. Estamos numa atividade forte, que tem potencial para crescer”, afirmou.

Sobre a questão genética, Ricardo Neukurchner, explica que a demora de 40 anos no processo de melhoramento genético do frango ficará reduzido em cinco anos no caso da tilápia. “Até então se fazia o melhoramento genético escolhendo os animais mais bonitos. Agora, olhamos o DNA do peixe e dividimos em três bilhões de pares de genes, para descobrir qual deles é mais importante para o rendimento, resistência a doenças e a altas temperaturas. Então, todas as características que são importantes no melhoramento genético vão ser buscadas por meio do marcador genético”, explicou.

Mercado

O representante da Peixe BR, Francisco Medeiros, esclareceu que o mercado de tilápia  no Brasil é uma atividade que tem crescido e continua em expansão. “Ano passado ela cresceu 12% e isso se transforma num desafio, porque temos que fazer com que o mercado também se expanda. Observamos que, atualmente, a tilápia é um peixe mais presente nos supermercados, nos cardápios dos restaurantes e nas geladeiras das pessoas em relação às outras espécies. Isso está aumentando por uma série de motivos, seja em função a qualidade do produto, mas, principalmente, pelo preço”, explicou.

Falando sobre as águas públicas da União e o potencial do Tocantins, Felipe Bodens, do Mapa, explica que basicamente a região conta com quatro reservatórios de hidrelétricas da União. “Eles possuem a capacidade de produção muito grande. Em torno de 200 mil toneladas de peixe por ano e com certeza a permissão da produção de tilápia em tanques-redes será fundamental para o desenvolvimento da piscicultura aqui no Estado”, afirmou.

A aquicultora e prefeita de Brejinho de Nazaré,  Miyuki Hashida, conta que a tilápia será a nova vedete mundial, que está no caminho de melhoramento genético e de condições sanitárias e econômicas, para assegurar a expansão da criação no Estado, que pela quantidade de rios,lagos e temperatura, dispõe de uma das melhores condições do Brasil. “Por isso, podemos ser um dos maiores produtores de peixe do país. É isso que eu quero que as pessoas fiquem atentas, porque é uma riqueza que nós temos. Precisamos aprender a fazer e isso vai mudar a vida de muita gente”, destacou.

Termo de cooperação

Durante o evento, que continua à tarde, foi assinado um termo de cooperação entre Seagro, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae). A programação completa da Agrotins 2019 pode ser conferida no site: agrotins.to.gov.br.

 (Foto: Antônio Gonçalves)