Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

Atentos ao processo de retirada da vacina contra febre aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), promoveu nesta quinta-feira, 9, na Feira Agrotecnologica do Tocantins (Agrotins 2019), uma palestra para apresentar o Plano Nacional Estratégico de Retirada da Vacinação Contra Febre Aftosa no Brasil. O Tocantins está incluso no Bloco IV junto com os estados da região sudeste, Goiás, Distrito Federal e Bahia com previsão da retirada da vacina até 2021.

A palestra foi ministrada pelo responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires, que apresentou o panorama histórico, econômico e legislativo referente à febre aftosa. “O conhecimento dos produtores sobre este assunto é essencial, porém, o órgão de defesa deve manter uma vigilância ativa de controle de suas fronteiras e no trânsito de animais e produtos de origem animal para a conquista e manutenção do status de livre da aftosa sem vacinação”, ressaltou.  

“Estamos em processo de retirada da vacinação contra febre aftosa, e queremos que esta informação chegue a todos os produtores tocantinenses, por isso, aproveitamos a Agrotins para debater sobre este tema e também distribuir material informativo com orientações sobre prazos, diminuição da dosagem da vacina e outras orientações importantes”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

O estudante, do 8º período, do curso de medicina veterinária, do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Luiz Augusto Defaveri, disse que a palestra acrescentou conhecimento sobre a retirada da vacinação, principalmente quanto aos prazos e a zonificação dos estados como forma estratégica comercial.     

Outras palestras da Adapec na Agrotins 

O Tocantins conta atualmente com 31 empresas registradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que são fiscalizadas pela Adapec, por isso, na tarde desta quinta-feira, 9, a Agência promoveu também uma palestra sobre o abate clandestino, e o inspetor de defesa agropecuária Dwany de Sousa Carvalho, apresentou o cenário da atuação da Adapec contra o abate clandestino, no Estado. “Temos uma atuação junto com outros órgãos no combate ao abate clandestino, porém ainda temos grandes desafios nesta questão,” disse o inspetor, alertando que o consumo de produtos sem inspeção coloca em risco a saúde humana.

O tema sobre inspeção de produtos de origem animal foi concluído com a apresentação do projeto “Inspetor Júnior” pela inspetora de defesa sanitária, Hellen Núbia Maciel. O projeto foi criado pela Adapec com o objetivo de promover educação sanitária junto às escolas e instituições do Tocantins.

A última palestra do dia abordou a sanidade dos equídeos com foco na doença do Mormo. O palestrante da Adapec, Raydleno Mateus Tavares apresentou o que é a zoonose, suas formas de transmissão e prevenção.

Programação da Adapec

A programação com palestras continua nesta sexta-feira, 10, na Escolinha da Adapec com as seguintes palestras:

09:00 – Achados em frigoríficos – Escolinha da Adapec

10:00 – Portal do Produtor – Escolinha da Adapec

11:00 – Uso correto e seguro de agrotóxicos – Escolinha da Adapec

14:00 – Ferrugem Asiática – Escolinha da Adapec

15:00 – Tecnologia de aplicação de defensivos – Escolinha da Adapec

17:00 – Manejo da cigarrinha do milho – Escolinha da Adapec