Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

As instituições de ensino e pesquisa de Brasília/DF, Salvador/BA e Palmas/TO receberão conexões de altíssima velocidade nos próximos meses em decorrência de acordo de cooperação firmado entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A (TAESA). A parceria contribui para a nova infraestrutura de internet acadêmica brasileira, a rede Ipê, nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. A cerimônia de assinatura acontecerá no dia 22/5, na sede da Taesa, no Rio de Janeiro.

O acordo tem duração de 20 anos e trata do compartilhamento de infraestrutura nas rotas entre Brasília e Salvador e entre Brasília e Palmas, a uma velocidade inicial de 100 Gb/s. Pelo acordo de cooperação, a RNP fará uso de um par de fibra óptica da Taesa nessas rotas, podendo fazê-lo com provedores regionais que queiram investir nesse sistema óptico.

Dez cidades do interior entre essas duas rotas serão beneficiadas: Samambaia/DF, Serra da Mesa/GO, Gurupi, Miracema e Lajeado (TO); Rio das Éguas, Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Ibicoara e Sapeaçu/BA. Dessa forma, as instituições de ensino e pesquisa dessas localidades terão acesso à internet em altíssima velocidade, com a mesma qualidade oferecida em grandes capitais. “As rotas contempladas nesse acordo são muito interessantes para a RNP e para o mercado, pois cruzam do leste ao centro do país, através da Bahia, passando por lugares onde não se tem infraestrutura óptica abundante”, declarou o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi. 

Na região Nordeste, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte já receberam conexões de altíssima velocidade em 2018. Agora, a expectativa é que os estados do Sul e Sudeste também estejam conectados a uma velocidade inicial de 100 Gb/s ainda em 2019. Essa velocidade é de dez a cem vezes maior do que a oferecida hoje nas principais capitais brasileiras.