Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Em 2018, foram acolhidos 9.178 pacientes vítimas de acidentes Em 2018, foram acolhidos 9.178 pacientes vítimas de acidentes

De janeiro a abril deste ano, o Pronto Socorro do Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou 2.360  atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. Em 2018, foram acolhidos 9.178 com a mesma causa.

O médico ortopedista do HGP, Ronaldo Rêgo Rodrigues, ressalta como é realizado o atendimento a estes pacientes que chegam ao HGP, vítimas de acidentes trânsito. “São os mais comuns na unidade. A imprudência, desrespeito às leis de trânsito, falta de atenção e alta velocidade, estão entre os fatores mais relevantes. O atendimento ao paciente que tem vários traumas é feito por uma equipe multidisciplinar do hospital, sendo que inicialmente o paciente é atendido na sala vermelha pelo médico cirurgião da emergência, que solicita, conforme o caso, o suporte dos demais profissionais do serviço, como cirurgia geral, ortopedia, neurocirurgia, cirurgia torácica e outros”, explicou.

Segundo o diretor geral do HGP, Dr. Edgar Tollini, o Maio Amarelo possui uma grande  relevância, pois  chama atenção para a importância da conscientização e destaca a quantidade de pacientes vítimas de trânsito que chegam à unidade hospitalar. “Maio Amarelo vem de acordo com nossa realidade hoje, não só do HGP, como em todo o Brasil e no mundo, sobre a grande quantidade de acidente de trânsito. Aqui recebemos um fluxo enorme de acidentes de trânsito com cerca de 85% dos traumas oriundos de acidentes com motocicletas e ciclomotores”, afirmou.

Ainda segundo Tollini, “isso é muito importante para nós e vale ressaltar  que cada paciente que nós recebemos aqui, não representa somente um problema de saúde que pode superlotar o hospital, existe a questão laboral, uma vez que o paciente deixa de trabalhar e  necessita permanecer de licença ou até solicitar aposentadoria por invalidez permanente; este o custo onera ainda mais o Estado”, enfatizou. “Neste momento  vale a contribuição dos órgãos que estão relacionados diretamente à fiscalização e controle, bem como programas de conscientização, como Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran) e a Polícia Militar”.

Edgar insistiu na conscientização. “Precisamos de uma população consciente, porque hoje temos no HGP 140 pacientes internados na ortopedia com lesões causadas por acidentes automobilísticos e isso nos desperta para a importância deste mês de conscientização e da educação continuada”, destacou.

Irmãos internados

Na unidade, encontram-se dois irmãos que sofreram acidente de trânsito em datas diferentes e estão internados na ala de ortopedia. O carpinteiro Wesley Cardoso, de 39 anos, foi vítima de acidente de trânsito há 11 dias em Gurupi. “Estava próximo da minha casa quando um carro colidiu na traseira da minha moto. Quebrou a minha perna, com fratura exposta,  já passei por cirurgia de urgência aqui no HGP. Além disso,  também fraturei a costela e braço”, relata. 

Após três dias de internação de Wesley, o irmão, Leozam Cardoso Santos, vaqueiro, de 38 anos, também morador de Gurupi, se acidentou de motocicleta. “Minha moto colidiu com uma camionete na área urbana, atingindo a minha perna e o joelho, e acabei encontrando meu irmão aqui e estamos no  mesmo quarto, foi um milagre duas vezes, só temos que agradecer!”, afirmou.