Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Araguaína conheceu e aplaudiu as novas Rainha Mirim do São João do Cerrado e Rainha da Diversidade no último sábado, 11, na Via Lago. A escolha foi tradicionalmente por disputa de coreografias, sendo avaliadas por jurados. Esse foi o terceiro dos cinco eventos que compõem o festival junino, que será realizado de 20 a 23 de junho, no Parque Cimba.

A faixa de Rainha Mirim foi conquistada por Eduarda Araújo, da junina Encanto do Luar, mantendo o título que havia recebido no ano passado. “A gente precisa comemorar, mas já pensar no próximo evento. Trabalhar firme para trazer os outros títulos”, afirmou o presidente do grupo, Jaison Gomes de Sousa.

 A faixa de Rainha Mirim foi conquistada por Eduarda Araújo, da junina Encanto do Luar, mantendo o título que havia recebido no ano passado

Eduarda recebeu a nota máxima dos três jurados, chegando aos 180 pontos. O segundo lugar ficou com Ana Evely, da Os Fei de Cum Força, somando 179,8 pontos. E a terceira posição para Leila Raique, da Malacabados, pontuando 178,8.

Rainha Mix

Já o título de Rainha da Diversidade ficou com Agata Fiorele, da Arranca Toco, também com nota máxima, foram 180 pontos. Seguida por dois pódios de segundo lugar, Serena Tcha Tcha, da Malacabados, e Thalita Muniz, da Encanto do Luar, ambas com 179,8 pontos. O terceiro lugar foi para Gabriela Rangel, também da Junina Arranca Toco, com 179,6.

O secretário executivo da Cultura, Willamas Ferreira, explicou que o evento é realizado pelo movimento LGBT. “No Pará, a escolha da Rainha Mix é um evento muito grande, por isso usamos essa terminologia aqui em Araguaína, pela aproximação com o estado vizinho”. Essa foi a terceira vez que a disputa é realizada em conjunto com a Rainha Mirim.

 Já o título de Rainha da Diversidade ficou com Agata Fiorele, da Arranca Toco

Próximos eventos

Em pouco mais de dez dias, 25 de maio, a Praça das Nações receberá o concurso da Rainha Adulta e do Casal Cangaço do São João do Cerrado. E no período de 20 a 23 de junho, o Parque Cimba será palco da 19ª edição do São João do Cerrado.