Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação/Seduc

Foto: Divulgação/Seduc

Na próxima terça-feira, 21, será realizada a prova da 1ª fase da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A prova acontece nas escolas cadastradas. No Tocantins, segundo a equipe organizadora, estão inscritos e aptos para participarem da OBMEP, 145.022 estudantes, matriculados em 406 unidades escolares.

A prova terá 20 questões de múltipla escolha e está dividida em três níveis; o primeiro, para alunos matriculados do 6º e 7º ano do ensino fundamental; o segundo para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e, por último, alunos do ensino médio.

O horário da prova será definido por cada instituição de ensino. No momento de responder, os participantes devem utilizar apenas lápis preto, borracha e caneta esferográfica na cor preta ou azul.

Serão classificados para a segunda etapa da OBMEP, os estudantes que obtiverem as maiores notas na prova da primeira fase, selecionados em ordem descrente de nota, até que preencha o total de vagas disponíveis para cada unidade escolar.

A prova da 2ª fase está prevista para ser realizada no dia 28 de setembro, nas escolas polos. E o resultado será divulgado na primeira semana de dezembro.

Premiação

A Comissão Organizadora distribuirá este ano, um total de 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas.

Em 2018, o Tocantins obteve uma medalha de ouro, 8 de prata, 65 de bronze e 274 menção honrosa, totalizando 348 alunos premiados.

A olimpíada é uma iniciativa da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impar) com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação.

Escolas intensificam os preparativos

Na última semana de preparação para as provas da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas do Tocantins (Obmep), muitas escolas estão promovendo estudos intensivos com os alunos. 

Na Escola Estadual de Tempo Integral Meira Matos, localizada em Aparecida do Rio Negro, que tem dois alunos premiados, Tacio Araújo Sales, medalhista de prata na Obmep do ano passado, e Janaína Neres Evangelista, que obteve duas medalhas de bronze e uma de prata, os estudos estão sendo intensificados.

A diretora da escola, Angela Barbosa Tiago, explicou que a escola está promovendo mais espaços de estudos. “Para ajudar os alunos inscritos na Obmep, fazemos monitoramento em sala de aula, dispomos de um espaço físico para a formação de grupos de estudos no contraturno. Também, estamos promovendo simulados de Matemática com ênfase nos conteúdos da Obmep, e oferecemos a oportunidade para que um desses alunos medalhistas atue no programa Novo Mais Educação”, explicou.

A estudante Janaína cursa a 2ª série do ensino médio e contou que está aproveitando o tempo livre para responder as provas anteriores da Obmep.

O aluno Tacio contou que está estudando muito. “Estou vendo o material da Obmep, respondendo provas antigas e as do banco de questões. Também, estou acompanhando aulas de Matemática nos canais do YouTube. Pretendo dar o melhor de mim para me superar a cada ano”, frisou.

Em Paraíso

No Colégio da Polícia Militar – Unidade V – Diaconízio Bezerra da Silva, de Paraíso do Tocantins, a professora Joyce Cavalcante Maceno explicou que tira duas horas por semana para trabalhar exclusivamente com questões de Matemática, das provas da Obmep de anos anteriores. “Focamos na dificuldade do aluno. Eles recebem apostilas com questões para estudar em casa e tirar as dúvidas na escola. Sempre ressaltamos que eles são importantes e capazes de serem melhores, isto é, realizamos um trabalho para melhorar a autoestima desses alunos”, contou.

Com a sua atuação nas aulas de Matemática, a professora Joyce foi uma das educadoras homenageada no lançamento do Selo Quem Educa, Faz!, na segunda-feira, 13.

Com o incentivo que a escola dá ao aluno, dois deles conseguiram medalhas de bronze, são eles: Pâmela Cristiny Oliveira Silva e João Davi Medeiros Rodrigues, na edição da OBMEP do ano passado.