Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Os estudantes da rede estadual do Tocantins estão se preparando para a prova da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que será realizada no próximo dia 7. Do Tocantins estão participando 180.769 alunos de escolas estaduais e municipais, com 689 escolas inscritas, representando a participação dos 139 municípios do Estado. Da rede estadual são 139.976 alunos provenientes de 404 instituições de ensino.

Em sua 17ª edição, a OBMEP conta com 18.159.636 estudantes inscritos, de 54.488 escolas e com a participação de 5.558 municípios.

A prova será disponibilizada para três níveis, com cores diferentes,  sendo uma para os estudantes que estão matriculados nas turmas do 6º e 7º anos do ensino fundamental; o nível II, para os participantes que estejam cursando o 8º ou o 9º ano do ensino fundamental e o nível III para os discentes do ensino médio.

O exame da 1ª fase será aplicado nas escolas inscritas, será objetiva, de caráter eliminatório e composta por 20 questões de múltipla escolha. A nota dessa prova terá a finalidade de classificar o participante para a fase seguinte.

O professor Wiliam Carlos de Sousa Luz, coordenador da OBMEP, da regional de Araguaína, lembrou aos estudantes que eles devem ficar atentos para alguns detalhes. “O horário de realização da prova será divulgado pela escola, na qual o aluno estuda. A duração da prova é limitada a 2h30 min. Para os estudantes da educação especial, incluindo aqueles que farão a prova em braile ou ampliada, a duração é de 3h30min. O tempo mínimo de permanência na sala é de 40 minutos”, esclareceu.

Wiliam também recomenda aos estudantes mais atenção na hora de responder a prova. “Marque claramente a resposta no cartão. Questões com mais de uma alternativa marcadas ou deixadas em branco, serão desconsideradas”, frisou.

Os jovens escritos na olimpíada terão acesso a um banco de questões, a videoaulas e a materiais de apoio para se prepararem para as provas.

O gabarito oficial será divulgado no site www.obmep.org.br e a lista dos classificados para a 2ª fase será divulgada no dia 2 de agosto.

A olimpíada é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC).

Premiação

Nesta 17ª edição da OBMEP  serão premiados alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação. A premiação será distribuída de forma diferenciada entre as escolas públicas e privadas. Para as escolas públicas serão destinadas 500 medalhas de ouro, 1500 medalhas de prata e 4500 medalhas de bronze.

Para as escolas privadas serão destinadas 75 medalhas de ouro, 225 medalhas de prata e 675 medalhas de bronze.  Os professores, as escolas e as secretarias premiadas receberão certificados. (Secom/TO)