Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Reunião entre parceiros do projeto Raios do Sol

Reunião entre parceiros do projeto Raios do Sol Foto: Divulgação/Seagro

Foto: Divulgação/Seagro Reunião entre parceiros do projeto Raios do Sol Reunião entre parceiros do projeto Raios do Sol

Com objetivo de planejar um trabalho integrado para efetivação das ações do projeto Raios do Sol, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) César Halum, juntamente com sua equipe técnica, reuniu-se nesta última terça-feira, 21, na  sede da Seagro, com moradores da Comunidade Quilombola Barra da Aroeira e com o representante da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenador do Núcleo de Economia Solidária do Projeto Raios do Sol, Edi Benini.

O projeto Raios de Sol está em na fase de captação de recursos e efetivação das ações na comunidade e teve recentemente aprovação de mais de R$ 3,5 milhões do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FECOEP-TO).

As ações na comunidade serão executadas de forma coletiva por meio da cooperativa que já está formalizada. Na reunião, os moradores solicitaram apoio ao secretário César Halum para a liberação dos recursos. O Secretário garantiu empenho junto à Secretaria da Fazenda e Planejamento para agilizar a transferência dos recursos para a Seagro – executora das ações do projeto. “Estamos trabalhando para que as atividades comecem o mais breve possível”, ressaltou.

A técnica da Seagro Marta Barbosa informou que os recursos serão destinados à produção agroecológica e construção de casas na linha da bioconstrução, na logística e construção da Cooperativa e Casa de farinha e demais projetos produtivos daquela comunidade. A consolidação do projeto se dará também na parte territorial com a regularização das terras e execução das ações.

A agricultora familiar Maria de Fátima Rodrigues, em nome da comunidade, agradeceu o apoio das equipes da Seagro e UFT, afirmando que estão muito felizes com a chegada dos recursos porque agora poderão produzir com mais segurança. 

Cooperação

O coordenador do Núcleo de Economia Solidária do Raios de Sol, Edi Benini, destacou que o projeto foi pensado para ser piloto na Barra da Aroeira e a partir dessa experiência ajudar a outras comunidades saírem da linha da pobreza. “Não é necessário criar uma cooperativa em cada comunidade. A cooperativa da Barra da Aroeira está formalizada e pode articular, em rede, outras comunidades agregando mais pessoas, o que tende a ser mais econômico”, explicou.

A Seagro desenvolve o Projeto Raios do Sol, na Comunidade na Barra da Aroeira, localizada no município de Santa Tereza, desde 2017 em parceira com a UFT, por meio de um termo de cooperação. O principal objetivo é gerar trabalho, renda e qualidade de vida, retirando os agricultores da situação de pobreza.

Comunidade

Uma das 45 comunidades quilombolas no Tocantins, a Barra da Aroeira abriga 174 famílias, que vivem da agricultura de subsistência, cuja produção principal é a mandioca para fabricação de farinha, bem como o cultivo de horta comunitária, arroz, milho e feijão.