Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Naturatins inicia treinamento de queima controlada através do MIF

Naturatins inicia treinamento de queima controlada através do MIF Foto: Marcel de Paula

Foto: Marcel de Paula Naturatins inicia treinamento de queima controlada através do MIF Naturatins inicia treinamento de queima controlada através do MIF

Foi encerrada nesta sexta-feira, 24, pela equipe de execução do Núcleo de Manejo Integrado do Fogo da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a primeira etapa de visitação às propriedades próximas à Área Proteção Ambiental do Lago (APA do Lago) e entorno da região do pátio multimodal de Porto Nacional. Nesses encontros foram planejados os mapas de queima e aceiros de trechos de rodovias próximas à região da APA, bem como apresentada às técnicas do manejo do fogo.

Durante a atividade prática de aceiro próximo às rodovias, a equipe do Naturatins contou com apoio da empresa Norship Participação e Representação Comercial, na sinalização do trânsito nos dois sentidos, a fim de prevenir os condutores de veículos sobre a presença de fumaça na via e assim oferecer segurança operação e evitar acidentes.

“É importante a integração entre o público e o privado na prevenção de incêndios com aplicação de técnicas que primam pela segurança. Neste ano, estamos iniciando as atividades que devem auxiliar no controle de queimadas no nosso Estado, para preservação dos recursos naturais e unidades conservação. Esse é o início de um trabalho que deve avançar para as demais áreas de proteção ambiental e respectivos entornos, em todo o Tocantins”, assegurou Marcelo Falcão presidente do Naturatins.

O responsável pela Segurança Contra Incêndio Predial e Proteção das Unidades de Conservação do Naturatins, tenente coronel bombeiro Peterson Ornelas, relatou. “Na região da APA do Lago, a ideia é realizar a queima em trechos que possuem vários anos com acúmulo de biomassa e vegetações que oferecem risco de propagação de incêndio. O objetivo principal é a proteção da APA, mas a orientação dos proprietários rurais e suas equipes, também permitem que as técnicas sejam aplicadas com segurança dentro das próprias fazendas, com acompanhamento dos funcionários, máquinas, tratores e uso de equipamentos de proteção individual (EPI)”,

Nessa etapa, o Naturatins atuou em parceria com as equipes, da Fazenda Bom Gado e da empresa Norship. Na próxima semana a equipe de Núcleo do MIF no Naturatins segue para a região da Área de Proteção Ambiental do Lajeado (APA do Lajeado).

Próxima Semana

Dentro do planejamento de proteção das Unidades de Conservação serão ministrados dois cursos de brigadistas, para as comunidades de Tocantínia e da Pedreira em Lajeado.

Nos dias 29 e 30, em Tocantínia acontecem atividades de Educação Ambiental; Prevenção e combate a incêndios florestais, primeiros socorros; e Manejo Integrado do Fogo (MIF). Já na comunidade Pedreira, no município de Lajeado a programação segue nos dias 29, 30 e 31 de maio, com essas atividades.