Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Chefes de unidades prisionais de todo o Estado participaram nesta segunda-feira, 27, do I Encontro de Gestão e Políticas de Execução Penal promovido pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizado na Escola Superior de Gestão do Sistema Penitenciário e Prisional (Esgepen), em Palmas.

O encontro foi organizado pela Gerência de Assistência Educacional e Saúde do Preso e Egresso, subordinada a Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, com o objetivo principal de alinhar ações e discutir atuação e práticas profissionais voltadas à execução penal no Estado do Tocantins.

“O encontro é um espaço para que os chefes de unidades e as servidoras da Gerência de Assistência do Preso e Egresso possam apresentar o que está sendo feito e como poderemos construir soluções com o intuito de fortalecer a Política de Execução Penal no Estado do Tocantins”, explicou a gerente de Assistência Educacional e Saúde do Preso e Egresso, Marluce Oliveira.

A programação foi realizada em dois turnos. Pela manhã aconteceu a abertura do encontro, em seguida repasse de informações pertinentes à Administração do Sistema Prisional, descrição das atividades realizadas pela Assessoria de Comunicação da Seciju e apresentação das gerências. Durante a tarde, houve a formação dos grupos de trabalho por eixos temáticos e por fim plenária geral.

Os eixos temáticos foram divididos da seguinte forma: Inteligência, gestão e execução das políticas de assistência; Procedimentos operacionais padrão, segurança e políticas de assistência; Gestão, recursos humanos e saúde do servidor; Gestão, remição da pena e políticas de assistência.

O chefe da Cadeia Pública de Guaraí, Anderson Miranda Moreira, considerou o encontro um espaço importante para compartilhamento de informações e apresentou algumas demandas durante a plenária geral. “Projetos de remição pela educação, leitura e trabalho inserem os reeducandos em um ambiente com foco no conhecimento e na redução da pena. São projetos que vale a pena termos nas unidades”, ressaltou.