Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Naturatins firma parceria com Projeto Praia Limpa, Praia Viva

Naturatins firma parceria com Projeto Praia Limpa, Praia Viva Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos Naturatins firma parceria com Projeto Praia Limpa, Praia Viva Naturatins firma parceria com Projeto Praia Limpa, Praia Viva

A Diretoria do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Araguaína confirma parceria nesta quarta-feira, 29, com a 8ª edição do Projeto "Praia Limpa, Praia Viva" realizado nas praias do Garimpinho (Araguaína), do Coco (Babaçulândia), de Filadélfia e do Escapole (Araguanã-TO divisa com Piçarra-PA). A proposta apresentada na reunião da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) na última quinta-feira, 23, soma a participação do Instituto aos demais parceiros do projeto.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, considera as iniciativas ambientais municipais um avanço da sensibilização local, sobre a importância de preservar os recursos naturais que hospedam as belezas do Tocantins, movimenta o turismo sustentável, incentivam a geração de renda e o desenvolvimento econômico das diferentes regiões do Tocantins.

A diretora da Agência Regional de Araguaína, Lorena Nunes, enfatizou. "Essa é mais uma edição do projeto "Praia Limpa, Praia Viva" que o Naturatins firma parceria. As ações de educação ambiental da Regional sobre a conservação das praias ocorrem antes, durante e após o período de temporada. Preservar o meio ambiente é fundamental, pois se trata da manutenção das espécies na terra. E quando o conhecimento sobre a preservação é internalizado na infância e adolescência por meio do ensino, bem como na população em geral, por meio de iniciativas ambientais, os resultados são excepcionais”, afirmou a diretora.

O encontro no auditório da Aciara reuniu prefeitos de cidades circunvizinhas, empresas, órgãos e instituições de ensino para tratar do Projeto “Praia Limpa, Praia Viva”. Entre eles, os prefeitos dos municípios de Araguanã, Babaçulândia; superintendente da secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Araguaína, representantes do curso de Turismo da UFT, da Agência Regional do Naturatins, da Polícia Militar e Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Araguaína.

Projeto

O projeto “Praia Limpa, Praia Viva” da Aciara, chega a sua 8° edição em 2019, com foco na promoção da educação ambiental e conscientização da comunidade sobre a importância de preservar os rios Araguaia e Tocantins, antes, durante e depois da temporada de praias.