Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Presidente da Adapec apresenta ações que já foram executadas pelo Estado na retirada da vacinação

Presidente da Adapec apresenta ações que já foram executadas pelo Estado na retirada da vacinação Foto: Dinalva Martins,

Foto: Dinalva Martins, Presidente da Adapec apresenta ações que já foram executadas pelo Estado na retirada da vacinação Presidente da Adapec apresenta ações que já foram executadas pelo Estado na retirada da vacinação

Para avaliar o plano de ação e enfrentar os desafios para retirada da vacinação contra a febre aftosa no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reuniu representantes do Grupo Gestor do Plano Estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), na manhã desta sexta-feira, 31, na sede do órgão em Palmas. A Agência apresentou as ações que foram executadas e as próximas a serem desenvolvidas.

“Buscamos a consolidação das parcerias para o fortalecimento das medidas de prevenção das vulnerabilidades na erradicação da doença, por isso, estamos repassando as dificuldades e todo o panorama de atividades para que todos os setores estejam cientes da importância do trabalho conjunto na conquista do avanço para o status de livre da enfermidade sem vacinação”, declarou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

O presidente executivo do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes (Sindicarnes), Gilson Ney Bueno, ao avaliar a participação dos setores público e privado, pediu mais comprometimento. “Vejo com simpatia os avanços, mais é preciso mais envolvimento de todos, inclusive do produtor rural, pra ele saber a necessidade e a importância da retirada da vacina, pois quanto mais mercados conseguirmos abrir, mais melhorias teremos na qualidade e no preço dos nossos produtos”, disse.

O presidente do Fundo Privado de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins (Fundeagro), Saddin Bucar, pontuou dizendo que “É preciso o Estado sair deste estágio e mostrar que está imune à doença, precisamos unir forças para alcançarmos de forma ágil a evolução”, disse

O Tocantins faz parte do bloco IV e tem a previsão para retirar a vacina até 2021. Para tanto já está executando o plano de ação para o cumprimento dos requisitos. ”Estamos melhorando a vigilância, identificando os pontos críticos nas barreiras fixas e móveis e corrigindo os problemas apontados na última auditoria realizada em 2018”, falou o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires. Na segunda-feira, 3, está marcada uma pré-auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para avaliar o sistema.

Fazem parte do Comitê Gestor: a Federação da Agricultura e Pecuária (FAET); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Superintendência Federal da Agricultura (SFA) e Adapec.

Reunião de blocos

A Adapec tem participado ativamente das discussões sobre a retirada da vacinação. Entre os dias 11 e 12 de junho, participará da reunião do bloco III, em Maceió. Já nos dias 18 e 19, estará em São Paulo participando do encontro do bloco IV, o qual faz parte.