Para avaliar o plano de ação e enfrentar os desafios para retirada da vacinação contra a febre aftosa no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reuniu representantes do Grupo Gestor do Plano Estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), na manhã desta sexta-feira, 31, na sede do órgão em Palmas. A Agência apresentou as ações que foram executadas e as próximas a serem desenvolvidas.
“Buscamos a consolidação das parcerias para o fortalecimento das medidas de prevenção das vulnerabilidades na erradicação da doença, por isso, estamos repassando as dificuldades e todo o panorama de atividades para que todos os setores estejam cientes da importância do trabalho conjunto na conquista do avanço para o status de livre da enfermidade sem vacinação”, declarou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.
O presidente executivo do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes (Sindicarnes), Gilson Ney Bueno, ao avaliar a participação dos setores público e privado, pediu mais comprometimento. “Vejo com simpatia os avanços, mais é preciso mais envolvimento de todos, inclusive do produtor rural, pra ele saber a necessidade e a importância da retirada da vacina, pois quanto mais mercados conseguirmos abrir, mais melhorias teremos na qualidade e no preço dos nossos produtos”, disse.
O presidente do Fundo Privado de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins (Fundeagro), Saddin Bucar, pontuou dizendo que “É preciso o Estado sair deste estágio e mostrar que está imune à doença, precisamos unir forças para alcançarmos de forma ágil a evolução”, disse
O Tocantins faz parte do bloco IV e tem a previsão para retirar a vacina até 2021. Para tanto já está executando o plano de ação para o cumprimento dos requisitos. ”Estamos melhorando a vigilância, identificando os pontos críticos nas barreiras fixas e móveis e corrigindo os problemas apontados na última auditoria realizada em 2018”, falou o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires. Na segunda-feira, 3, está marcada uma pré-auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para avaliar o sistema.
Fazem parte do Comitê Gestor: a Federação da Agricultura e Pecuária (FAET); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Superintendência Federal da Agricultura (SFA) e Adapec.
Reunião de blocos
A Adapec tem participado ativamente das discussões sobre a retirada da vacinação. Entre os dias 11 e 12 de junho, participará da reunião do bloco III, em Maceió. Já nos dias 18 e 19, estará em São Paulo participando do encontro do bloco IV, o qual faz parte.