Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A maior confraternização da comunidade de Porto Nacional, residente em Palmas: Festa dos “Portuenses”, será realizada no Crystal Hall em Palmas no dia 8 de junho, a partir das 22h. O evento que está no seu 18º ano, será cheio de atrações como: Alex & Matielo, Marco & Bruno, Kaká Rius, Markinho Top e Banda Liberou Geral e com dez horas de Open Bar e Open Food.

De acordo com a organização, uma superestrutura está sendo preparada para receber o público, além de uma recepção de forma inusitada. “A festa já é uma tradição em todo o Tocantins, todos os anos buscamos trazer muitas novidades, e nesta edição terá uma surpresa, durante a entrada, eles serão recebidos à altura, para entrarem no clima da noite”, disse um dos organizadores, Vinicius Parente.

A primeira Festa dos “Portuenses” foi realizada em 2001. A ideia inicial era apenas uma reunião de casais, que já no terceiro encontro, virou festa, por ser muito procurada pelo público em geral. “Percebemos que os encontros estavam tão bem comentados, então decidimos transformá-lo em evento. São dezoito anos trazendo alegria para as tradicionais famílias de Porto Nacional e também para pessoas de várias regiões do estado”, finalizou Marcones Ribeiro, organizador.

Porto Nacional é um dos municípios mais antigos do estado do Tocantins. A cidade é considerada um polo regional próximo a capital Palmas, sendo importante acesso a algumas regiões do estado e do país. Fundado no início do século XIX, o município de Porto Nacional sempre esteve diretamente ligado historicamente e culturalmente ao rio Tocantins. A cidade possui cerca de 55 mil habitantes e com famílias tradicionais, a festa dos “Portuenses”, celebra toda essa história, marcada por gerações de pessoas, que amam a cidade e não deixam que a cultura, a religiosidade, o companheirismo e a paixão por aquele lugar, morrerem.