Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Palmas e Taquaralto iniciam nesta terça-feira, 4, a temporada 2019 do Grand Prix de Inovação – fase escolar. A maratona tem duração de três dias, período em que os alunos de cada unidade escolar do Senai Tocantins desenvolvem ideias, protótipos e projetos de inovação. Em Gurupi, as atividades iniciam no dia 10/06, Araguaína em 17/06 e, por fim, Paraíso do Tocantins com início em 25/06. A abertura ocorre às 8h.

As equipes são formadas por, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 alunos que recebem no 1º dia o tema escolhido pela comissão da unidade escolar para desenvolver o projeto ou solução inovadora voltada à resolução do problema lançado. Com a mentoria de docentes do Senai, os alunos desenvolvem a atividade nos dois primeiros dias.

No 3º dia de competição é feita a apresentação e a avaliação pela comissão. Os projetos com a melhor avaliação da banca julgadora recebem premiação (troféu – 1º lugar, medalha e certificado de classificação).

O objetivo da competição é aproximar os alunos do mundo do trabalho, desenvolver a cultura da inovação local, gerar ideias, desenvolver conceitos de negócios e prototipar soluções para desafios reais da sociedade e da indústria na região. A iniciativa é do Departamento Nacional do Senai que promove uma etapa posterior com os melhores resultados da região.

Cronograma por unidades escolares:

Dia 04/06: abertura às 8h

Dia 04/06 e 05/06: de 9h às 12h e de 14h às 18h – desenvolvimento dos projetos

Dia 06/06: 9h às 12h – apresentação dos projetos

14 às 15h – postagem de projetos na plataforma/ 15 às 17h – avaliação

17h premiação e encerramento