Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vereador Milton Neris (PP) usou a tribuna na manhã de terça feira, 04, para falar sobre o papel importante que a CPI realizou até o momento. Conforme Neris, existem dois vieses de discussão no processo: apurar e responsabilizar todos aqueles que contribuíram com a fraude dos 58 milhões. Além de esclarecer o que levou ao ato de improbidade administrativa, ou pelo crime que os responsáveis cometeram no momento em que decidiram colocar a mão em um dos recursos que é sagrado - o dinheiro do servidor público.

Segundo o vereador, o PreviPalmas está vinculado ao gabinete da Chefe do Executivo e ela deve acompanhar de perto as decisões tomadas para não permitir mais investimentos em fundos irregulares.

O parlamentar explica que a Câmara não pode permitir que o mesmo modelo adotado antes, apenas com as decisões de investimento sendo tomadas pelo diretor financeiro e presidente do Previpalmas continuem valendo. “É preciso mudar a lei para que de fato o PreviPalmas alcance a autonomia desejada, mas para isso é preciso discutir com todos os servidores e com a Câmara Municipal formas de criar mecanismos de controle para defender o dinheiro dos trabalhadores”.

Intervenção da Prefeitura

O vereador solicitou que seja realizada uma discussão, juntamente com com a prefeita, a fim de criar maneiras para proteger o dinheiro do servidor, "A autonomia do Instituto precisa vir em um processo amplo de discussão, precisa definir com clareza as regras de quem será indicado, e passará por uma aprovação prévia dos servidores em discussão e debate. Respeitando as portarias e legislações”, defendeu.