O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, esteve na sede do Ministério do Turismo e solicitou junto ao chefe de Gabinete do ministro, Hercy Ayres Rodrigues Filho, recursos para a elaboração do plano de desenvolvimento territorial do turismo da Região Sul do Estado do Tocantins. A reunião ocorreu em Brasília (DF), nesta última quarta-feira, 5.
“O plano territorial de desenvolvimento do turismo é um documento que relacionará todos os pontos e aspectos turísticos do município. Será um plano para tratarmos sobre o potencial de turismo da nossa região. Por meio dele saberemos os locais e os meios que devemos explorar e investir da melhor forma possível. A criação desse plano vai ao encontro de um dos objetivos da nossa gestão, que é a consolidação do município de Gurupi como um polo emissor e receptor do turismo, algo que não somente nos beneficiará, mas também toda a região Sul do Tocantins, pois a oferta de serviços contribuirá como um centro de fomento para os municípios vizinhos”, explicou o prefeito Laurez Moreira.
A solicitação de recursos para a elaboração do plano territorial do turismo visa o desenvolvimento regional. A sua execução significa uma transformação política para o município, que tem como foco a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Centro de distribuição de turismo
O município de Gurupi, terceiro maior do Tocantins, se caracteriza como um centro de distribuição de turismo por diversos aspectos, dentre eles está a sua localização, bem no Centro do País, sendo um importante eixo econômico para a agricultura, a pecuária, o turismo de negócios e vários outros serviços.
No turismo de negócios se destaca os eventos tradicionais como a feira de negócios e exposição agropecuária realizada anualmente e os leilões de gado que atraem pecuaristas de todo o Brasil; em serviços, Gurupi se destaca por sua vasta rede hoteleira.
Quanto a sua localização privilegiada, são destaques o município de Lagoa da Confusão, que está a 143 km de Gurupi, a cidade conta com um enorme lago à beira da cidade, que desperta turistas de diversos lugares do País; a maior ilha fluvial do mundo, a ilha do Bananal, que está a 150 km de Gurupi, nos municípios de Dueré, Formoso do Araguaia, Sandolândia e Lagoa da Confusão. A ilha é um dos locais mais procurados para quem busca aventura e obstáculos em trilhas e expedições; o Rio Tocantins, a 70 km do município, onde se encontra uma das praias de água doce mais visitadas do Brasil durante o mês de julho: a praia da Tartaruga, no município de Peixe.
Por esses aspectos e outros mais, que a atual gestão tem trabalhado para a consolidação da Capital da Amizade como um polo de distribuição do turismo da região sul do Tocantins.