Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Consumidor deve estar atento ao Selo de Conformidade do Inmetro nos produtos

Consumidor deve estar atento ao Selo de Conformidade do Inmetro nos produtos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Consumidor deve estar atento ao Selo de Conformidade do Inmetro nos produtos Consumidor deve estar atento ao Selo de Conformidade do Inmetro nos produtos

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), recomenda alguns cuidados que devem ser observados na hora da compra do Dia dos Namorados.

De acordo com presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, é fundamental que a população priorize realizar suas compras em empresas formais. “É de suma importância que o consumidor exija a nota fiscal, pois o documento é a garantia no caso de troca, direitos e reclamações”, destaca o presidente.

Roupas, Cosméticos e Perfumes

Os produtos têxteis devem ter todas as informações contidas na etiqueta e precisam contar com a presença do selo de qualidade do Inmetro. Roupas íntimas e artigos têxteis em geral devem atender ao regulamento de conformidade estabelecido pelo Inmetro. Dentre o conjunto de informações obrigatórias, devem constar nas etiquetas dos produtos dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante ou importador, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações devem estar escritas em português.

No caso dos cosméticos e perfumes, produtos que são pré-medidos, a orientação da Metrologia Estadual é que o consumidor leia todo o rótulo da embalagem, que deve conter o peso final do produto, descartado o material que o embala.

Já os preservativos, com grande variedade de fabricantes, matéria-prima, modelos, cores, texturas e até sabores, são métodos contraceptivos que têm sua comercialização regulamentada pela Anvisa e que deve ser certificado pelo Inmetro, que assegura que o preservativo foi avaliado, passou por testes laboratoriais e está em conformidade para ser vendido.

Fique atento, preservativo tem prazo de validade

Nos testes metrológicos, o produto segue controle rígido quanto à resistência, tamanho e elasticidade. Na hora da compra, o consumidor deve estar atento à embalagem e observar se o produto tem a marca do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produtos (OCP). Além disso, é fundamental verificar a data de fabricação e validade impressa. E, também, não adquirir no caso de embalagem danificada ou violada.

Evite comprar se o produto estiver exposto ao calor ou ao sol. O látex (borracha natural) utilizado na fabricação pode se deteriorar.

Caso o consumidor encontre produtos sendo comercializados sem o Selo do Inmetro, pode registar a ocorrência na Ouvidoria da Metrologia Estadual, por meio do endereço eletrônico ouvidoria@aem.to.gov.br. ou no telefone