Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa da 1ª Feira de Touros Pró-Genética, que ocorrerá em Colinas do Tocantins, cidade situada a 272 km de Palmas, no sábado,15, das 8 às 17 horas, no Parque de Exposição.

O encontro é coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Sindicato Rural de Colinas do Tocantins (SRC) e parceiros. Durante todo o ano, a Feira percorre diversos municípios tocantinenses, considerando as regiões polos, sendo voltada aos pequenos e médios produtores rurais que exercem a pecuária de corte e leite.

De acordo com o extensionista rural, Antônio Luiz Dias de Sousa, a mobilização dos participantes é realizada pelo Ruraltins, por meio de visitas as propriedades rurais, nos atendimentos no escritório local de Colinas e reuniões, como também por convites endereçados aos produtores.

“A participação é motivada pelo anseio de se conhecer quem são os criadores, os animais e os benefícios da produção de touros. A feira é uma excelente oportunidade de negócio para os criadores de Gado de Pura Origem (PO), que levam os animais ao parque de exposição para serem comercializados. Para os pequenos, médios e grandes produtores, interessados em adquirir animais para suas propriedades, também é um momento ideal, pois os touros são de ótima qualidade genética, registrados e inspecionados pela ABCZ, e com certeza terão um desenvolvimento bem superior”, avalia o técnico.

A médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, ressalta que a feira é um grande encontro entre os vendedores de touros registrados do Tocantins, com a ponta do negócio pecuário, que é o produtor. “Neste momento, as duas pontas desse negócio se encontram, sendo uma oportunidade de democratizarmos a genética animal, levando melhoria e qualidade genética as propriedades”, disse. A médica destaca ainda a importância das agências financiadoras presentes no evento, que irão oportunizar, com pré-aprovação dos bancos, as propostas de financiamento visando atender melhor esses produtores. "Momento esse do negócio da pecuária ser concretizado”, afirma.

Parceiros

São parceiros também no evento em Colinas, o Sistema Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO),  Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred), Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco da Amazônia.

Politica Estadual

Instituída pelo Governo do Estado, a Política Estadual de Melhoria da Qualidade Genética dos Rebanhos, denominada Mais Genética Tocantins é vinculada diretamente à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e tem por finalidade promover a melhoria da qualidade genética dos rebanhos pecuários e o consequente fortalecimento das cadeias produtivas da carne e do leite, por meio da junção de esforços de instituições públicas e privadas ligadas ao setor pecuário.